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Adolescentes criam dispositivo para controlar barulho em sala de aula

Estudantes desenvolveram um dispositivo eletrônico para controlar o nível de ruído em sala de aula, um obstáculo para concentração
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Projeto que detecta ruído vence “Ciência Para Todos” da FAPESP(Foto: Divulgação/Agência FAPESP)

Estudantes desenvolveram um dispositivo eletrônico para controlar o nível de ruído em sala de aula, um obstáculo para concentração, principalmente para pessoas com autismo. O equipamento foi criado por alunos de ensino médio da Escola Estadual Ângelo Scarabucci, em Franca (SP), e colocado acima do quadro negro. Ele é acionado automaticamente quando o volume ambiente atinge 85 decibéis, o que ajuda a criar um ambiente mais propício ao aprendizado.

O projeto venceu a segunda edição do Ciência Para Todos, da FAPESP e da Fundação Roberto Marinho. Porém, ele não aborda somente o barulho em salas de aula, mas também promove uma dinâmica de interação social entre os estudantes. Ele estimula a observação dos alunos e alunas, e incentiva a resolverem o problema de maneira autônoma.

“A gente nunca teve tanta visibilidade como com esse projeto. Isso foi graças à capacidade de empatia, de olhar o outro e também graças à ciência, que foi fundamental para que desenvolvêssemos esse dispositivo”, disse Michele Meletti de Santana Aimoli, professora da Escola Estadual Ângelo Scarabucci.

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Ciência Para Todos

O Prêmio Ciência Para Todos destaca projetos de pesquisa que utilizam métodos científicos para enfrentar desafios relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Os critérios incluem o protagonismo dos estudantes na execução do projeto, intervenção na comunidade, originalidade e criatividade.

Os vencedores têm a oportunidade de visitar centros de pesquisa apoiados pela FAPESP, uma experiência enriquecedora tanto para alunos quanto para professores. A Escola Ângelo Scarabucci visitou o Centro de Terapia Celular (CTC) na USP, e fez a conexão entre a pesquisa acadêmica e a educação nas escolas.

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*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva.