A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Após extinção de 170 anos, espécie de pássaro reaparece na Indonésia

Linhagem estava desaparecida até o final do ano passado, quando moradores de Bornéu reencontraram um pássaro da espécie.
Linhagem estava desaparecida até o final do ano passado, quando moradores de Bornéu reencontraram um pássaro da espécie.

Um pássaro da espécie Malacocincla perspicillata foi avistado por moradores de Bornéu, na Indonésia. A linhagem faz parte da família Timaliidae e era considerada extinta depois de 170 anos de desaparecimento. Contudo, a recente descoberta comprovou seu retorno para a natureza.

Muhammad Rizky Fauzan e Muhammad Suranto, habitantes locais, encontraram o animal no final de 2020. Logo acionaram pesquisadores para captar fotos do pássaro. Desse modo, um grupo de ornitólogos (responsáveis por estudar aves) pôde analisá-las e comprovar o reaparecimento da espécie.

Os ornitólogos perceberam que a espécime não correspondia a qualquer outra que eles costumavam encontrar na região. Foto: NY Times.

Leia também: Cachorrinha encanta ao “estragar” fotos em família

Os profissionais compararam o animal ao exemplar da linhagem que está conservado no Museu Natural de Leiden, na Holanda. Dessa forma, eles concluíram que os Malaconcila persicillata estão de volta à natureza.

Um pássaro, um enigma

O pássaro encontrado em Bornéu é considerado o maior enigma da Indonésia. Isso porque o retorno do tagarela-de-sobrancelha-negra ocorreu após o maior período de desaparecimento de uma espécie asiática. A natureza é mesmo incrível!

Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.

Compartilhe boas notícias!
Mais sobre → · ·