A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Após transplante de medula, receptora surpreende doadora no dia do casamento

Noiva, que se tornou doadora de medula óssea há dois anos, foi surpreendida pela presença da receptora, Andréia, no dia da cerimônia
medula
medula
Noiva é surpreendida após doar medula óssea (Foto: Arquivo pessoal)

Um casamento ganhou uma história mais emocionante do que a noiva havia planejado. Daniela Cervi, que se tornou doadora de medula óssea há dois anos, foi surpreendida pela presença da receptora, Andréia, no dia da cerimônia. O casamento foi em Cascavel (PR), no início de novembro de 2023.

A história tem origem há cerca de oito anos, quando Daniela fez a primeira doação de sangue voluntariamente. Na ocasião, ela se cadastrou no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) para doação de medula óssea. Assim, o destino reservou um acontecimento único na vida de Daniela. Em 2021, a REDOME ligou para ela e informou que ela era uma possível doadora compatível com um paciente.

A confirmação da compatibilidade chegou como uma vitória. Tanto os exames e procedimentos quanto a própria doação de medula óssea ocorreram em Curitiba, no Hospital das Clínicas, em fevereiro de 2021.

Após 18 meses de sigilo exigido pelo REDOME, Daniela teve a oportunidade de trocar mensagens com a receptora da medula, Andréia. No entanto, devido aos preparativos do casamento, elas não mantiveram contato e não chegaram a se conhecer pessoalmente.

Veja também: Após aumento na doação de órgãos, lei de incentivo é sancionada

Surpresa no casamento

A surpresa foi preparada pelo noivo, Rafael, familiares e amigos. Andréia, a receptora da medula, levou até o altar um buquê de flores.

O gesto da noiva não apenas uniu duas vidas, mas também ressaltou a importância da doação de medula óssea. O casamento não foi apenas uma celebração do amor entre Daniela e Rafael, mas também representou o que um simples gesto pode impactar na vida de outra pessoa, transformando uma cerimônia já especial em um evento inesquecível.

Como ser doador de medula óssea

Para se tornar um doador voluntário de medula óssea, é preciso ir a um Hemocentro, fazer um cadastro no REDOME e coletar uma amostra de sangue (10 ml) para exame de tipagem. Para isso, é preciso ter entre 18 e 35 anos, levar um documento oficial com foto e estar em bom estado de saúde. O cadastro é válido até os 60 anos, que é a idade limite para ser um doador de medula. Todos os detalhes podem ser conferidos na página do REDOME.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.

*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva

Mais sobre → · · ·