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Estudantes de São Paulo ganham segundo lugar em competição internacional por aplicativo para prevenção da Covid-19

Por meio do app, é possível saber os horários de pico de lugares públicos, além de descobrir se alguém infectado pelo vírus passou por ali. Dessa forma, as informações alertam a população e orientam ações para evitar a contaminação.
Por meio do app, é possível saber os horários de pico de lugares públicos, além de descobrir se alguém infectado pelo vírus passou por ali. Dessa forma, as informações alertam a população e orientam ações para evitar a contaminação.

Em São Paulo, alunos da escola técnica do Senac elaboraram um app para auxiliar a população no combate à Covid-19. Isso porque a ferramenta cruza dados estatísticos para monitorar horários de pico em locais públicos, bem como para estimar se alguma pessoa contaminada esteve na localidade. 

Os estudantes da Senac unidade Lapa Tito foram os únicos a  representar a América Latina na competição internacional Made to Move Communities (feito para mover comunidades, em português). Ademais, eles receberam o segundo lugar da premiação, organizada pela empresa Otis.

Com o lema “inspirar e apoiar jovens inovadores para que eles desenvolvam soluções de mobilidade inclusiva para suas comunidades”, a competição reuniu nove países. Assim, concorrendo com iniciativas de outras nações como os Estados Unidos, os brasileiros foram vice-campeões porque auxiliam as comunidades mais afetadas pelo coronavírus. 

Incentivo que gera aprendizado

Otávio Lemes Rodrigues, um dos alunos que participou da criação do app, afirma que receber um prêmio internacional é muito gratificante. “Para mim, essa conquista representa a realização de um sonho, que é contribuir para um mundo melhor”, expõe para o site do ABC.

O método de ensino do Sesc, segundo Dom Magri, coordenador do Ensino Médio Técnico do Senac Lapa Tito, incentiva os jovens a se envolverem em projetos para desenvolverem seu conhecimento. 

Mesmo durante a pandemia, o educador reforça que é importante apoiar os alunos a buscarem suas habilidades. “Para nós, educadores, é importante manter o aluno como protagonista de sua própria trajetória escolar, mesmo em um período atípico como esse”, ressalta.

Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.