A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Astronauta americano volta à Terra após quebrar recorde de tempo no espaço

Frank Rubio estabeleceu um novo recorde para o tempo mais longo que um astronauta americano já passou em microgravidade
astronauta
astronauta
Astronauta em órbita (Foto: Divulgação/NASA)

O astronauta Frank Rubio fez história ao retornar à Terra após uma missão recorde nesta quarta-feira (27). Ele passou 371 dias no espaço, superando o recorde de 355 dias, conquistado por Mark Vande Hei, em 2022. Rubio estabeleceu um novo recorde para o tempo mais longo que um astronauta americano já passou em microgravidade e se tornou o primeiro americano a registrar um ano inteiro em órbita.

A viagem seria uma missão de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional. Porém, um vazamento de líquido refrigerante prolongou a permanência em órbita.

A missão de Rubio passou por contratempos quando a espaçonave Soyuz MS-22, que o levou até a Estação Espacial começou a expelir líquido refrigerante. As investigações sugeriram que a nave foi atingida por um pequeno objeto em órbita, provavelmente um micrometeorito. Esta foi a primeira viagem de Rubio ao espaço após ter sido selecionado para o corpo de astronautas da Nasa, em 2017.

Segundo a Nasa, Frank Rubio viajou com em uma nave da  Roscosmos com os russos Sergey Prokopyev e Dmitry Petelin. Assim, a cooperação com a agência espacial russa fez a Roscosmos lançar rapidamente a Soyuz MS-23 como veículo substituto. Porém, as autoridades decidiram prolongar a estadia da tripulação enquanto preparavam a cápsula Soyuz MS-24, para lançar uma nova tripulação.

Veja também: Homem é resgatado de helicóptero para transplante de rim após nove anos de espera

No entanto, o recorde de um astronauta no espaço pertence ao falecido russo Valeri Polyakov, que ficou 437 dias contínuos em órbita a bordo da Estação Espacial russa Mir, entre janeiro de 1994 e março de 1995. 

A jornada de Rubio completou 5963 órbitas da Terra e uma viagem de mais de 400 milhões de quilômetros. Dessa forma, o astronauta deve iniciar a viagem de volta para casa a partir do local de pouso da espaçonave, no Cazaquistão. Ele deve voar primeiro para Karaganda, que fica a cerca de 530 quilômetros do local do pouso antes de embarcar em um voo para Houston.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.

*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva