A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Atleta do rúgbi, Duda Amorim é beneficiada pelo projeto “Histórias que Inspiram”

Jogadora de rúgbi é uma atletas participantes da campanha “Histórias Que Inspiram”, da franquia Disney Princesa
rugbi

O rúgbi está mudando a vida de Maria Eduarda Amorim, a Duda, que tem 18 anos e, desde os 5, mora no Morro do Castro, entre Niterói e São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Ela é uma das atletas participantes da campanha “Histórias Que Inspiram”, da franquia Disney Princesa, após ter sido beneficiada pela ONG Across Continents. O projeto busca inspirar crianças e jovens da América Latina por meio de histórias reais de atletas olímpicas da região. A iniciativa é uma parceria com a Coaches Across Continents, organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento de comunidades vulneráveis por meio do acesso a programas educacionais ligados ao esporte.

rugbi

Rúgbi: esporte que transforma

Duda conheceu o rúgbi em 2014, por meio da ONG UmRio. Ela escolheu o esporte por perceber um ambiente acolhedor. “Quando me juntei a ONG UmRio através do programa de rúgbi, vi a oportunidade de participar de um esporte inclusivo tanto com meninas como meninos, sem questões de gênero. Sou lésbica e ali vejo que não preciso falar da minha sexualidade, enquanto em outros esportes brasileiros mais tradicionais pessoas muitas vezes evitam pessoas LGBTQIA+”, relata.

Ela vive, na prática, a transformação social oferecida pelo esporte e a ampliação do espaço para mulheres: “Quando cheguei ali, a participação feminina era inferior à 20% e, atualmente, há mais meninas do que meninos no esporte. Isso é muito gratificante. Além do esporte, luto contra preconceitos machistas e para que cada vez mais mulheres possam conquistar espaços no esporte”.

O projeto nasceu com com aulas de rúgbi uma vez por semana, mas se tornou uma ONG que oferece diferentes serviços, com 42 horas de treinamento e atividades extracurriculares para os participantes. Em 2015 a iniciativa se tornou uma ONG oficial no Brasil e foram criados comitês em São Paulo, Londres, Oxford, Cambridge e Amsterdã.

Foi por meio dos programas de educação oferecidos pela ONG, que Duda estudou em uma das melhores escolas secundárias do Brasil, o Colégio Dom Pedro II. Além disso, através do curso preparatório para o vestibular ela passou em Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro – uma das melhores universidades do Estado do Rio.

Veja mais boas notícias: Convocados da Copa do Mundo 2022: veja a reação dos jogadores

Inspiração e apoio

Recentemente, os vídeos da campanha “Histórias que Inspiram” bateram a marca de 5 milhões de visualizações em um mês. Dessa forma, o feito antecipou a doação de US$ 100 mil da Disney para iniciativas que promovem a prática esportiva como resgate social. Nas gravações são contadas as histórias das atletas Beatriz Ferreira, boxeadora feminina brasileira; Alexa Moreno, ginasta mexicana; Jacinta Martínez Ranceze, nadadora artística argentina; e Macarena Pérez, ciclista chilena de BMX Freestyle.

Força feminina

A força feminina está em destaque nos vídeos e na história de Duda. Filha única, desde a geração da bisavó tem uma família chefiada por mulheres. “Isso facilitou a minha compreensão sobre empoderamento feminino, que está profundamente enraizada em mim”, conta. Entre as princesas Disney, ela se identifica com Merida, do filme Valente. “Assim como ela, precisei renunciar títulos clássicos, como o tradicional casamento com um homem, e cair no estereótipo clássico de uma princesa. Por isso, quero viver e escrever minha própria história e quebrar preconceitos e estereótipos que buscam impor limitações aos direitos das mulheres”.

Por isso, programas de incentivo a projetos sociais são tão importantes, especialmente quando se trata de atletas vindos de comunidades vulneráveis. “No meu ponto de vista, a falta de oportunidade é o principal obstáculo para os atletas nesse quesito. Vemos poucos atletas periféricos ocupando espaço em esportes considerados “elitistas”. Além disso, a falta de apoio governamental também é um problema recorrente, pois sem ajuda financeira para dar suporte à trajetória do atleta, o mesmo precisará se esforçar muito mais para conseguir concluir seus objetivos. Em muitos casos, isso o faz desistir de seguir seus sonhos por falta de motivação ou até mesmo problemas financeiros”.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (increva-se!) e no Facebook.

Veja também:

.