Digite para buscar

DePropósito Destaque Gente que faz

Atriz Kerry Washington homenageia mulheres no Mês da História Negra

Em seu Instagram, a estrela de Scandal encarna mulheres pretas importantes para a História, além de contar um pouco da história delas. Recentemente, a homenageada foi a ativista americana Rosa Parks.

Nos Estados Unidos e no Canadá, em fevereiro comemora-se o Mês da História Negra como forma de relembrar pessoas e acontecimentos marcantes durante a diáspora africana. Entre as mais reconhecidas estão os ativistas homens, mesmo que as mulheres também tenham contribuído para a construção da cultura afro-americana.

Pensando nisso, a atriz estadunidense Kerry Washington, de 45 anos, decidiu começar seu próprio movimento de reconhecimento da presença feminina negra na história norte-americana. A artista é famosa por interpretar a protagonista da série de TV Scandal, que está no ar desde 2012 e atualmente possui sete temporadas.

“Nossa história não é só escravidão, mas é uma mistura de beleza, cultura, poder, comunidade, resiliência e força”, escreveu a atriz ao homenagear a modelo Beverly Johnson. Foto: @kerrywashinghton/Instagram

Em seu perfil no Instagram, Kerry vem homenageando diversas mulheres pretas em posts que chama de “Black HERstory” — assim, o nome faz um trocadilho com as palavras history, “História”, e her, “dela”. Até agora, a atriz interpretou figuras como a supermodelo Beverly Johnson, a atleta olímpica Wilma Rudolph e também a ativista Rosa Parks.

https://www.instagram.com/p/CZ-29tqreiv/

O ativismo de Rosa

“Ela tomou aquele lugar a fim de de tomar uma posição”, expôs Kerry sobre Rosa Parks. Foto: @kerrywashington/Instagram

Rosa é um símbolo da resistência e da luta pelos direitos civis da população preta nos Estados Unidos. Uma de suas ações mais conhecidas, assim, aconteceu em 1º de dezembro de 1955, ocasião em que Rosa se recusou a ceder seu lugar no transporte público a um branco, o que era obrigatório na época.

Apesar de defender o ato revolucionário da ativista, Kerry reconhece que sua militância já tinha começado muito antes. “Muita gente pensa que o ativismo de Rosa começou com ela se recusando a ceder seu lugar no ônibus. Mas ela viveu uma vida de ativismo muito antes disso. Lutando, boicotando, marchando [..], defendendo contra agressões sexuais a mulheres negras. O ato de desobediência civil de Rosa Park naquele ônibus, então, provocou uma revolução”, escreveu a atriz na publicação.

A partir de seu ato, Rosa Parks incentivou movimentos em todos os Estados Unidos.

“Aquele assento no ônibus era sua posição de luta – e assim continuamos a luta hoje, da maneira que pudermos! Vamos nos perguntar, o que podemos fazer? Sentar. Ficar de pé. Março. Faça chamadas”, completou Kerry.

Você pode gostar de…
É bom e faz bem – pra que serve o pilates?

Olha que fofinhas a gente <3 Ale, eu e Hermínia, no dia da gravação. Foi nossa Leia mais

uruguai
De carro para o Uruguai

Tiéli conta como foi a aventura de seguir viagem de carro até o Uruguai. Foram vários dias de viagem e Leia mais

5 opções para substituir o canudinho de plástico

Um movimento que não para de crescer é a guerra contra os canudinhos descartáveis. Vamos combinar: na maioria dos casos Leia mais

Conheça o projeto “O que há de você em mim”

É bem comum ver casais em fotos cinematográficas produzidas em ensaios "pré-wedding". E as produções estão cada mais dignas de Leia mais

Casa Cor PR 2018 – Projetos diferentes e ousados

Um jardim de ponta cabeça, uma escalada na parede do quarto. Essas ideias meio malucas foram destaque na Casa Cor Leia mais

Vende Tudo Brasil
Uma empresa que vende tudo o que tem na sua casa (e onde você pode comprar tudo o que precisa para o lar)

"Mansão no São Braz vende tudo a partir de R$ 2". Foi com essa manchete que conheci a Vende Tudo Leia mais

Compartilhe boas notícias!
Tags:
Isabela Stanga

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná, que ama aprender sobre tudo e conversar sobre suas descobertas. Curitibana, mas São Joseense de coração, indecisa e de riso fácil... Disposta a tornar o mundo um lugar um pouco melhor ;)

  • 1

Deixe um Comentário

Seu endereço do email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *