Digite para buscar

Cultura Destaque É do Brasil

Batucando: com projeto musical, crianças vivem transformação social

É em meio de caixas, repiques, surdos, agogôs, tamborins e chocalhos que crianças participantes do projeto Batucando desenvolvem habilidades musicais. A ideia era usar ritmos de samba, e os instrumentos foram escolhidos com foco nesse estilo. “Mas mudamos a escolha das obras para abarcar os estilos preferidos pelo nosso público”, explica o maestro Cássio Viante. Professor de percussão e idealizador da iniciativa, ele também dá aulas de piano no conservatório de música de Ponta Grossa.

Para animar as crianças, o repertório passou a contar com pop rock internacional, com direito a Michael Jackson e White Stripes. Já para contentar a plateia de pais e avós, entraram ritmos nacionais como o baião do Nordeste e a música tradicional gaúcha – “Asa Branca” e “Do fundo da grota” são alguns dos sucessos que se destacam.

Veja mais boas notícias: Menina dorme durante apresentação de ballet: “Acorda, Cecília!”

Música que transforma

Mas mais do que a formação musical, o projeto Batucando tem levado transformação social para as cerca de 60 crianças e adolescentes de Ipiranga, no interior do Paraná, que participam das atividades desde janeiro deste ano.“Queríamos que as crianças tivessem interação social e convivência positiva, para aprender música a partir disso. Ou seja, a música é o fio condutor, e não o fim em si mesma”, explica Cássio Viante.

A proposta foi selecionar alunos atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social, alguns moradores da zona rural, e ensinar os fundamentos de instrumentos de percussão. No percurso, trazer conceitos de autonomia, responsabilidade e do valor da educação para toda a vida.

“Aos poucos fomos construindo um clima de respeito com o grupo, por meio do desenvolvimento das habilidades musicais, que eles têm de sobra, mas também era nosso objetivo desenvolver a socialização.”

Apresentações do Batucando

Em meio a muito som, após onze meses de aulas o grupo está fortalecido e vai se apresentar em cidades próximas, como Guamiranga e Ivaí, além da cidade natal. O espetáculo acontece no complexo esportivo José Izaias Blum, de Ipiranga, às 19h, do dia 2 de dezembro com entrada franca. Será a última apresentação do ano.

“Batucando” Apresentação da orquestra de percussão
Local – Campo de futebol suíço do complexo esportivo José Izaias Blum (Rua Josefa Vieira s/nº, Ipiranga, Paraná)
Dia 2 de dezembro, às 19h

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

Veja também:

Você pode gostar de…
biologia sintética
Alunos da UFPR vão participar de competição mundial de biologia sintética

Programar geneticamente uma bactéria para degradar uma das substâncias mais nocivas para o efeito estufa. É esse o objetivo de Leia mais

first lego league
Alunos de escola municipal vencem terceiro lugar no First Lego League

Alunos de uma escola municipal de Curitiba subiram no pódio da competição internacional First Lego League. Um estudo sobre o Leia mais

seleção
A pedido de alunas, escola suspende aulas durante jogos da seleção feminina de futebol

O Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba, está transmitindo aos alunos os jogos do Brasil na Copa do Mundo de Leia mais

cursinho gratuito
Conheça cursinhos de graça para o Enem

O Enem 2019 já tem datas marcadas: acontece nos dias 3 e 10 de novembro. E o ideal, claro, é começar a se Leia mais

barco-hospital
Barco-hospital deve atender mais de mil comunidades no Baixo Amazonas

Neste sábado (17) será inaugurado o barco-hospital “Papa Francisco”, em Belém (PA). O projeto, orçado em R$ 25,1 milhões, deve Leia mais

Foto: reprodução Instagram/Greenpeace
Como ajudar a Amazônia?

Nessa semana muita gente se assustou com a noite antecipada em São Paulo. Eram três da tarde e o céu Leia mais

Compartilhe boas notícias!
Tags:
Ana Flavia Silva

Jornalista, catarinense radicada em Curitiba, especialista em comunicação audiovisual e apaixonada por gente e bicho. Eu acredito que juntos somos melhores e criei o Tudo Já Existe para conectar pessoas, ideias, projetos, ingredientes... Para mostrar que tudo o que a gente precisa para mudar o mundo já existe: a gente só precisa conectar. Vem comigo?

  • 1

Deixe um Comentário

Seu endereço do email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *