A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Bicicletas compartilhadas têm custo zero para quem procura emprego em São Paulo

Quem procura por emprego na capital paulista, agora pode usar de graça um popular serviço de aluguel de bicicletas para ir até as entrevistas. Desde o dia 03 de agosto o BikeSampa, das bicicletas “laranjinhas”, não tem custo algum para moradores da cidade cadastrados em um site de empregos. A gratuidade vale para o plano […]

Quem procura por emprego na capital paulista, agora pode usar de graça um popular serviço de aluguel de bicicletas para ir até as entrevistas. Desde o dia 03 de agosto o BikeSampa, das bicicletas “laranjinhas”, não tem custo algum para moradores da cidade cadastrados em um site de empregos.

A gratuidade vale para o plano diário da plataforma de empréstimo de bicicletas. Ele dá direito a duas viagens (ida e volta), cada uma com duração de até 45 minutos.

A iniciativa é uma parceria da empresa que opera as bikes laranjinhas, Tembici, e a agência virtual de empregos Catho. O objetivo é garantir transporte seguro aos profissionais que buscam por uma nova inserção no mercado de trabalho em época de distanciamento social. E a bicicleta, que é um meio de transporte individual, foi apontada em uma pesquisa da própria Catho como uma das maneiras mais seguras para se locomover durante a pandemia.

“De bike é mais seguro”

Essa é a opinião de 57% das 3 mil pessoas consultadas pelo levantamento. De acordo com a pesquisa, a maioria, 92%, não recusaria participar de um processo de contratação presencial durante a pandemia. Aliás, 52% disseram que já receberam convites para entrevistas durante a quarentena. Desse total, 72% informaram que usaram serviços de transporte coletivo, como trens, ônibus e metrô, para irem até os processos seletivos.

Com os dados em mãos, a estratégia foi costurada e é posta em prática desde o começo do mês. Ricardo Morais, gerente sênior de Marketing da Catho, explica que a ideia é oferecer locomoção segura e gratuita. “Neste momento de flexibilização das medidas de isolamento, em que as entrevistas presenciais já acontecem, buscamos com o ‘Bike para Entrevista’ oferecer uma alternativa realista e que vá ao encontro das necessidades dos candidatos”.

Engajamento é fundamental na retomada

Para a diretora de relacionamento da Tembici, Carolina Rivas, “é fundamental que as empresas se engajem em ações de apoio à sociedade, neste momento”. Ela comenta que a iniciativa contribui para a retomada econômica do país. “Com a reabertura gradual dos comércios, o mercado começa a se reaquecer e estamos felizes de ajudar na retomada da economia disponibilizando nossas bikes para que as pessoas possam comparecer às entrevistas”.

Vai disputar uma vaga no mercado? Saiba como usar as bicicletas

A gratuidade no serviço Bike Sampa vale apenas para candidatos cadastrados na plataforma de empregos Catho. Para isso, é preciso morar na capital São Paulo e ter uma entrevista presencial agendada.

Para conseguir usar as laranjinhas sem precisar pagar, é necessário fazer uma inscrição no aplicativo Bike Itaú. O app é usado para fazer o empréstimo das bicicletas. Para liberar a gratuidade, o usuário tem que inserir um código de desconto, que é enviado por e-mail.

Com o código inserido, é só procurar um dos postos do Bike Sampa espalhados pela cidade e sair pedalando. O cupom de desconto oferece 45 minutos de uso gratuito por viagem, para ir e vir das entrevistas.

Reforço na proteção contra o vírus

Desde que a pandemia começou, a empresa que opera as laranjinhas diz ter redobrado o cuidado para melhorar a higienização de bicicletas e estações de empréstimo. Um dos processos adotados foi a lavagem de todas as bicicletas com cloro diluído em água e o uso de álcool 70% antes de cada uma das bikes serem devolvidas às ruas.

Segundo Carolina Rivas, as medidas são para oferecer segurança aos usuários. “Reforçamos os processos de higienização dos nossos sistemas para que todos possam utilizar as laranjinhas com ainda mais segurança”.

Tire suas dúvidas

O projeto Bike Pra Entrevista tem um site tira-dúvidas. Nele é possível ter detalhes de como funciona a iniciativa, quem pode usar e como usar. Clique aqui e saiba mais.