A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Como ajudar o Rio Grande do Sul

Diante da tragédia registrada no Rio Grande do Sul por causa do alto volume de chuvas em poucos dias, o Brasil tem se mobilizado para ajudar as vítimas

Essa é uma das perguntas mais feitas nos últimos dias. Diante da tragédia registrada no Rio Grande do Sul por causa do alto volume de chuvas em poucos dias, o Brasil tem se mobilizado para ajudar as vítimas. Muitas pessoas perderam as casas, roupas, móveis e estão em abrigos aguardando a água baixar para poder começar a reconstruir a vida. Por isso, todas as doações são bem-vindas.

Doações para o Rio Grande do Sul em dinheiro

Uma forma de encaminhar doações é em dinheiro. O próprio governo criou uma conta oficial para receber pix. A conta é SOS Rio Grande do Sul e a chave Pix é o CNPJ 92.958.800/0001-38. O banco é o Banrisul.

Além disso, existem inúmeras iniciativas que precisam desse tipo de doação para comprar itens de necessidade urgente para os abrigos. O grupo “Tô salvo Canoas” é uma delas. Eles criaram uma conta para divulgar informações sobre pessoas que estão em abrigos e precisam de contato com familiares. Mas também passaram a comprar itens como produtos de higiene, água, alimento e até brinquedos para as crianças nestes locais. Tudo é mostrado em tempo real no próprio Instagram: https://www.instagram.com/tosalvocanoas.

Maior campanha solidária pelo RS

Com quase 100 milhões de contribuintes, a vaquinha online do Instituto Vakinha, Pretinho Básico e Badin Colono se tornou a maior arrecadação para as vítimas do Rio Grande do Sul. Até o dia 7 de maio, mais de R$ 50 milhões tinham sido arrecadados. Dezenas de influenciadores se juntaram para divulgar a iniciativa. As doações podem ser feitas por esse link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/a-maior-campanha-solidaria-do-rs.

Arrecadação para roupas íntimas

Entre as doações, existem alguns itens mais difíceis de chegar às vítimas. Roupas íntimas, por exemplo, são um problema. A ONG Existe Amor em CWB atentou para isso e está arrecadando dinheiro exclusivamente para a compra de água potável e peças íntimas. As doações podem ser feitas pelo pix projetoexisteamoremcwb@gmail.com.

Doação de roupas para o RS

As agências dos Correios de São Paulo e do Paraná estão recebendo roupas para encaminhar ao Rio Grande do Sul. É importante tomar alguns cuidados ao separar as peças para doação: roupas rasgadas, furadas, “estragadas” não servem. Também não adianta encaminhar itens como biquínis e salto alto. A prioridade são peças para o dia a dia, em bom estado e limpas (afinal, as pessoas não terão como lavar as peças antes de usá-las).

Outras dicas importantes são amarrar os calçados, para que os pares não se percam, e, se possível, identificar as peças por tamanho (é de criança? De mulher?). Isso facilita muito a triagem para o encaminhamento correto.

Toalhas de banho e roupas de cama também são essenciais.

Doação de água, alimentos e produtos de higiene e limpeza

A falta de água potável é um problema ainda maior no Rio Grande do Sul neste momento. Além das vítimas nos abrigos, milhares de casa estão sem abastecimento de água, por causa dos problemas no sistema. Além disso, o item está acabando nas prateleiras dos mercados que ainda estão conseguindo funcionar. Por isso, o pedido das equipes de resgate tem sido recorrente: a água potável é prioridade.

Alimentos também são necessários, especialmente para manter a alimentação dos abrigados e de voluntários que estão atuando nos resgates. Entram na conta itens como leite em pó, para crianças e bebês.

Itens de higiene pessoal, como sabonete, shampoo, escovas e pasta de dente e até produtos para primeiros socorros (como esparadrapo, algodão e gazes) são requisitados.

Esses itens podem ser levados a locais como quartéis do Corpo de Bombeiros e outras instituições que estejam fazendo a arrecadação.

Ajuda para os animais no Rio Grande do Sul

Diversos protetores independentes e instituições de proteção animal estão mobilizados para resgatas os animais nas casas abandonadas. Para cuidar dos bichos, é preciso ração, medicamentos, coleiras e outros acessórios. Aqui há uma lista de grupos confiáveis para fazer uma doação:

  • GRAD BRASIL
    @grad_brasil
    Grupo de Resposta a Animais em Desastres
    Atuando em diversos municípios do Rio Grande do Sul
    Pix CNPJ: 54.465.282/0001-21
  • DEISE FALCI
    @deisefalci
    Protetora Independente
    Atuando em Porto Alegre
    Pix: deisefalci@gmail.com
  • BRUNA MOLZ
    @brumolz
    Vereadora em Santa Cruz do Sul
    Atuando em Santa Cruz do Sul
    Pix: jeaninemolz@gmail.com
  • P CRIS MORAES
    @protetorcrismoraes
    Presidente da Câmara Municipal de Canoas
    Atuando em Canoas
    Local de doação: Boqueirão 1985
  • INSTITUTO PAULA LOPES
    @instituto.paulalopes
    Instituto de resgate de animais
    Atua em POA, mas está resgatando animais em diversos municípios do Sul
    Pix CNPJ: 30.610.799/0001-07
  • PAOLA SALDIVIA
    @paolasaldivia__
    Protetora Independente
    Atuando em Canoas
    Pix: p.saldivia@hotmail.com
  • RESGATTO PROTEÇÃO
    @resgatto
    Protetoras independentes
    Atuando em Porto Alegre
    PIX resgattoprotecao@gmail.com
  • O PROJETO DE UMA CHANCE
    @projeto_deumachance
    Protetoras independentes
    Atuando em Porto Alegre
    PIX projetodeumachancepoa@gmail.com
  • Instituto Por Mais Empatia
    @institutopormaisempatia
    Organização sem fins lucrativos
    Localizado em Bento Gonçalves
    Pix CNPJ 46.877.372/0001-00
  • Campo Bom pra Cachorro
    @campobompracachorro
    Organização sem fins lucrativos
    Localizado em Campo Bom
    Pix CNPJ 24494672000169
Mais sobre →