A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Como descartar lixo eletrônico, medicamentos e lâmpadas? A gente responde!

Você sabe onde deixar lixo eletrônico? Esponja de cozinha? Remédios? Confira a seguir onde descartar esses e outros itens!
A gente sabe que reciclar é essencial. Mas você sabe onde descartar cada material sólido?

Os resíduos sólidos fazem parte do nosso dia a dia. Quase todos os dias usamos objetos de plástico, vidro, papel ou metal, não é verdade?

Durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, o uso de materiais descartáveis, como máscaras, luvas e embalagens plásticas se intensificou em todo o mundo.

Durante 2020 e 2021, se produziram mais de 27,7 milhões de toneladas de materiais recicláveis a cada ano no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Mas, segundo a organização, apenas 4% dos resíduos sólidos utilizados no país passam pela reciclagem.

Por isso, é essencial que cada faça a sua parte e separe corretamente os materiais para serem reciclados e/ou descartados. Mas você sabe onde deixar lixo eletrônico? Esponja de cozinha? Remédios? Confira a seguir onde descartar esses e outros itens!

Onde descartar embalagens de remédios ou medicamentos vencidos

Imagem: Pexels via Pixabay

É muito importante não deixar embalagens de medicamentos e as próprias substâncias em qualquer local, pois seus componentes podem contaminar o ambiente e até serem consumidos sem querer por animais. Dependendo do local de descarte, os remédios podem parar em rios, tornando-se contaminantes emergentes das águas.

Dessa forma, leve sempre os medicamentos e suas embalagens vazias para pontos de coleta especializados em farmácias, supermercados ou postos de saúde.

Onde descartar lixo eletrônico

Imagem: wir_sir_klein via Pixabay

O descarte incorreto de lixo eletrônico (também chamado de e-lixo) espalha metais pesados pelo ambiente, contaminando solos, lençóis freáticos, animais e plantas. O consumo desses metais por seres humanos podem se relacionar a doenças como Parkinson, Alzheimer, problemas cognitivos e até depressão e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)!

Assim, você deve descartar os materiais eletrônicos em lojas que fazem logística reversa (em caso de celulares ou carregadores) ou em ecopontos. Normalmente, você pode encontrar a localização destes locais na sua cidade em uma pesquisa na internet. Por exemplo, confira aqui onde estão os ecopontos de Curitiba!

Onde descartar esponja de cozinha

Imagem: Hans via Pixabay

Apesar da esponja de cozinha ser uma mistura de plásticos, entre eles o poliuretano, o que dificulta a sua reciclagem, é preciso descartá-la em um local adequado. Na natureza, esse material pode levar milhares de anos para se decompor.

Desse modo, procure postos que recolham materiais plásticos.

Onde descartar vidro quebrado (e alguns cuidados essenciais para isso)

Imagem: Marcelabr via Pixabay

Usado como alternativa ao plástico pela sua duração, o vidro demora ainda mais tempo para se decompor na natureza. Dependendo das condições do material e do ambiente, pode levar até um milhão de anos para um simples pedaço se decompor!

Além disso, se separado incorretamente, o vidro quebrado pode causar inúmeros acidentes. Dessa forma, separe-o para a coleta seletiva, mas armazene-o em uma caixa de papelão e identifique o pacote, a fim de evitar que os profissionais da reciclagem se machuquem!

Como descartar lâmpadas fluorescentes

Imagem: wir_sir_klein via Pixabay

Este tipo de lâmpada são nada mais nada menos que um tubo de vidro preenchido com gases inertes e uma pequena quantidade de mercúrio. Ademais, contam com uma camada de fósforo e eletrodos.

Por essa combinação de materiais, as lâmpadas fluorescentes são lixo tóxico e precisam de descarte direcionado. Para esse fim, existem ponto de coleta específicos!

Reportagem de Isabela Stanga, sob orientação de Ana Flavia Silva.