A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Conheça “Hijarbie”, a Barbie que veste o hijab muçulmano

A jovem nigeriana que produzia e vendia hijab para Barbies, está de volta para seguir com o comércio de “Hijarbie”
hijarbie
hijarbie
Hijarbie produzido por Haneefah (Foto: Reprodução/Redes Sociais/@hijarbie)

A jovem Haneefah Adam, que fazia e vendia hijab para Barbies, está de volta após um intervalo de seis anos sem produzir o que chama de “Hijarbie”. A artista nigeriana começou a exibir as bonecas com roupas muçulmanas em 2015, depois de perceber a falta da cultura representada nas redes sociais.

Haneefah vê o hijab como símbolo de representatividade. Dessa forma, após o lançamento do filme Barbie, agora, com 32 anos, ela voltou a produzir os Hijarbies com orgulho. 

“Algumas pessoas escreveram coisas como ‘remova seu hijab’, mas isso era uma minoria. Mesmo os não-muçulmanos apreciaram o quão importante é falar sobre representação”, disse Adam, ao The Guardian.

Veja também: Netflix responde menina que pediu para filme da Barbie no catálogo

Apesar de a nigeriana ter uma carreira acadêmica com cursos e mestrado em farmacologia na Europa, após voltar à Nigéria, ela retomou o antigo trabalho com artes plásticas. Após isso, ela já desenhou cerca de 70 peças de roupas e pretende comercializar os modelos online.

Barbies com hijab

Apesar de dizer que “não é boa com negócios”, Haneefah quer vender também conjuntos infantis, incentivada pelas amigas. Dessa forma, ela pretende combinar roupas das Barbies com as das crianças.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva

Mais sobre → · · · ·