A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Conheça o aplicativo de “impressão nasal”que identifica seu cachorro pelo focinho

Aplicativo de “impressão nasal” de cachorro tem 99% de precisão na identificação de animais de estimação perdidos
Conheça o aplicativo que identifica seu cachorro pelo focinho
Foto: Hannah Lim/ Unsplash

Os humanos são únicos por causa das impressões digitais. Mas você sabia que os cachorros e gatos também são únicos e têm uma espécie de “impressão digital”? É o focinho deles. Uma startup sul-coreana desenvolveu um aplicativo de “impressão nasal” baseado em Inteligência Artificial (IA) que é capaz de identificar o cachorro pelo focinho.

A equipe da Yonsei University aprimorou sua IA com 99% de precisão. O aplicativo escaneia a impressão nasal de seu cachorro e a coloca em um banco de dados. Assim, qualquer pessoa pode acessar para identificar o dono caso o cachorro esteja perdido.

As impressões nasais de um cachorro são tão individuais quanto a impressão digital de um ser humano. Ou seja, há uma grande vantagem em usá-las para identificar um cachorro perdido em vez de um microchip, já que quase ninguém tem um scanner de microchip em casa, enquanto o app pode ser acionado pelo celular.

Quem já perdeu o rastro de seu gato ou cachorro deve imaginar como é angústia em nunca mais vê-los. As coleiras e os microchips podem ser maneiras de localizar os animais perdidos, porém o aplicativo é muito mais fácil e acessível.

Foto: Chewy/ Unsplash

Impressão nasal

O registro é feito pelos donos a partir de uma foto com seu smartphone. Além disso, os donos de gatos também estão com sorte, porque o algoritmo pode identificar os gatos por todo o rosto, em vez de apenas pelo nariz.

Depois que a imagem é capturada, ela é armazenada no banco de dados do aplicativo Petnow. Assim qualquer pessoa, ao se deparar com um animal perdido, pode tirar uma foto de seu nariz ou rosto e ver se combina com alguma no aplicativo. Fornecendo um conjunto instantâneo de informações de contato para o proprietário.

A tecnologia agora foi lançada gratuitamente por meio do aplicativo Petnow em mercados na Coréia do Sul, Espanha e Estados Unidos.

Como nem sempre é fácil para um cachorro perdido ficar parado, o aplicativo implanta três tipos de IA para identificar uma impressão nasal, mesmo que o nariz esteja se movendo.

Para ter um banco de dados de crowdsourcing cada vez mais abrangente, a equipe de Petnow precisa do maior número possível de pessoas que usem o aplicativo sejam eles em abrigos, clínicas veterinárias e outras empresas de animais de estimação para divulgar.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

Com informações de Good News Network. 

Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.