A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Coxinha é eleita uma das 50 melhores comidas de rua do Mundo

Um dos principais lanches do Brasil, a coxinha, ficou na 30ª posição da lista, sendo o único representante brasileiro no ranking.
Coxinha é eleita uma das 50 melhores comidas de rua do Mundo
O patrimônio cultural dos brasileiros ficou na 30ª posição do ranking e foi o único representante do Brasil.
Foto: Divulgação / Site TasteAtlas

Um dos lanches favoritos do brasileiro, a coxinha de frango, foi eleita uma das 50 melhores comidas de rua do mundo. O ranking foi divulgado pelo guia-online gastronômico TasteAtlas.

O quitute brasileiro ficou na 30ª posição do ranking, ficando com uma nota 4,6 (sendo 5 a nota máxima). A coxinha foi o único representante brasileiro a ser premiado, além de ser também o único da lista da América do Sul.

O eleito como melhor comida de rua foi o guotie, representante da China. O bolinho, semelhante ao guioza, tem recheio de carne de porco picada, repolho chinês, cebolinha, gengibre, vinho de arroz e óleo de semente de gergelim.

A queridinha dos brasileiros

Segundo o TasteAtlas, a coxinha é um croquete crocante recheado com carne de frango e cream cheese que é habilmente moldado em uma coxa de frango, depois empanado e frito.

A coxinha se originou em São Paulo no século 19. No entanto, foi só na década de 50, que a iguaria se espalhou para outros estados que fazem divisa com o estado, o Rio de Janeiro e o Paraná. Deste modo, foi neste momento que se tornou um dos salgados mais populares em todo o país.

Foto: Divulgação / Site TasteAtlas

Além disso, o site gastronômico, ainda revela algumas curiosidades sobre a criação do salgado. Eles contam no TasteAtlas que há uma lenda que a coxinha foi feita pela primeira vez para o filho da princesa brasileira Isabel, que só gostava de coxa de frango. 

Por outro lado, segundo historiadores da alimentação, foi durante a industrialização paulista, que a criação do salgado aconteceu. E surgiu para ser comercializado como uma opção mais barata que os tradicionais cortes de frango que eram vendidos na porta das fábricas locais como petiscos para os trabalhadores.

Atualmente, as coxinhas fazem parte do cardápio do brasilerio e podem ser facilmente encontradas em qualquer lugar, desde lanchonetes, cafés, padarias e barracas de comida de rua. 

De acordo com o site, a coxinha perfeita é descrita como: “Uma crosta dourada e crocante que envolve o caldo de galinha e a massa de farinha e se desfaz em seu interior cremoso feito com peito de frango desfiado e requeijão cremoso Catupiry.”

O que sabemos, é que a nossa querida coxinha, está ganhando muitos corações mundo à fora! ❤️

Veja também: Casal recria casamento em casa de repouso para avó materna participar

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

Com informações da TasteAtlas. 

Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.