A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Detentas recebem doação de 640 livros em “Geloteca”; entenda

Na busca por oferecer oportunidades de conhecimento às mulheres privadas de liberdade a “Geloteca” oferece centenas de livros
geloteca
Geloteca
(Foto: Divulgação/TJPR)

Uma geloteca criada na Cadeia Pública de Alto Paraná (PR) oferece oportunidades de conhecimento e cultura a mulheres privadas de liberdade. Basicamente, uma geladeira antiga foi adaptada para funcionar como uma biblioteca. Assim, nas prateleiras da geladeira centenas de livros ficam à disposição das detentas.

Os livros foram arrecadados durante a campanha “Conhecimento e Liberdade”, em diversos municípios. Entre julho e agosto de 2023, a instituição recebeu a doação de 640 exemplares.

Assim, a geloteca oferece a expansão do conhecimento e a introdução de uma cultura que muitas vezes é escassa entre as detentas. “O intuito é dar amplitude de conhecimento e possibilidade de contato com uma cultura, infelizmente, pouco comum no universo das detentas”, explica a gestora Sandreli Ortiz Frasson, ao falar da importância de estimular o estudo entre pessoas privadas de liberdade.

“É uma proposta para dar um novo horizonte de estudo e ver o mundo de outro prisma para pessoas que, normalmente, têm pouco incentivo para mudar de vida”, completa.

Veja também: Filho realiza sonho de infância da mãe e dá boneca de presente

Mobilização da comunidade

A mobilização para a campanha de arrecadação de livros teve seu epicentro no Fórum do Alto Paraná. No entanto, a própria comunidade ajudou a criar os pontos coleta em diversos locais da região.

Além disso, a particularidade do projeto é a participação ativa das próprias detentas. Sob orientação de profissionais, elas vão catalogar, organizar, emprestar e devolver os livros. Dessa forma o programa promove o senso de responsabilidade e o envolvimento direto no processo das encarceradas.

A “geloteca” é um dos passos de um processo que, no futuro, deve implantar uma sala de aula dentro da própria prisão. Além da biblioteca e das aulas, estão previstas palestras e cursos, para proporcionar às detentas oportunidades reais de transformação e reinserção na sociedade.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook

*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva

Mais sobre → · · · ·