A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

#DicaPraVida: Por que evitar a automedicação?

Escutamos sempre que não devemos nos automedicar. Mas você sabe por quê? Quais os perigos da automedicação para a nossa saúde?
Escutamos sempre que não devemos nos automedicar. Mas você sabe por quê? Quais os perigos para a nossa saúde?

Quem nunca comprou um remédio na farmácia quando estava com aquela dor de cabeça? Ou então tomou um medicamento que tinha em casa em mesmo, só para passar a dor no corpo? No Brasil, a automedicação, ou seja, a ingestão de medicamentos sem acompanhamento médico, é uma prática muito comum.

Muito se escuta que tomar remédios por conta própria causa riscos à saúde, principalmente de especialistas. Mas por quê? Hoje, trouxemos essa #DicaPraVida para você ficar atento(a) aos perigos dessa prática. Contudo, se você tiver outras dúvidas sobre o assunto, converse com seu médico.

O que é a automedicação?

Como já dito, a automedicação é o uso de remédios sem prescrição médica e/ou acompanhamento por um profissional de saúde. O costume é muito popular no Brasil, em que 35% dos medicamentos comprados nas farmácias por pessoas que estão se automedicando.

Algumas das razões que levam a essa prática são a falta de informação sobre os remédios, falta de acesso aos serviços de saúde, uso de sobras de medicamentos em casa, compartilhamento de remédios na família, entre outras.

Por que não posso me automedicar?

Apesar de convivermos diariamente com a automedicação, nem sempre compreendemos os reais perigos que ela oferece à saúde.

Em primeiro lugar, tomar remédios por conta própria pode mascarar dores necessárias para diagnosticar um problema mais grave. Por exemplo, tomar remédio para dor de cabeça pode aliviar dores mais intensas, resultado de uma enxaqueca. Fica mais difícil, assim, descobrir o que realmente está acontecendo no organismo.

Além disso, ingerir remédios sem acompanhamento pode causar intoxicações, reações alérgicas e até dependência do medicamento. Ainda pode acontecer de, com o uso indiscriminado de certas substâncias (como as antibióticas), o corpo criar resistência a elas. Desse modo, o remédio se torna cada vez menos eficaz para tratar a doença.

Você já sabia de todas essas informações? Acompanhe o Tudo Já Existe para mais dicas para a vida e boas notícias todos os dias 💜

Reportagem de Isabela Stanga, sob orientação de Ana Flavia Silva.