A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Disney tem filme estrelado por ator com síndrome de Down

Pela primeira vez, a produtora conta com um ator com Síndrome de Down no elenco principal. O ator Noah Matofsky interpreta Slightly.
Disney terá pela primeira vez filme estrelado por ator com síndrome de down

O filme “Peter Pan & Wendy” conta com um ator com síndrome de Down no elenco principal. O ator escolhido é o adolescente britânico Noah Matthews Matofsky, de 15 anos. O menino está fazendo história como o primeiro ator com síndrome de Down a conseguir um papel importante em um longa-metragem da Disney.

O personagem interpretado por ele é Slightly, o líder dos Garotos Perdidos no remake. “Foi uma experiência incrível, eu tinha meu próprio trailer e fiz muitos amigos fantásticos”, disse ele em entrevista ao The Sun, ao relatar a experiência das gravações.

Foto: Disney/The Sun

O ator mora com a família na cidade de Shoreham-by-Sea, em West Sussex, na Inglaterra. Ele conseguiu o papel em 2021 e precisou passar seis meses filmando em Vancouver e Newfoundland, ambos no Canadá.

Primeiro trabalho como ator

Conseguir o papel foi um sonho que se tornou realidade para o estudante. Isso porque ele tem um “conhecimento enciclopédico de cinema”. Ele soube que a Disney estava fazendo testes para o remake por meio da agência de talentos inclusiva Zebedee, onde foi registrado como modelo.

Noah enviou o material de audição e foi convidado para uma reunião online com o diretor David Lowery. “Noah e David se uniram por causa de seu amor pelo filme original O Senhor das Moscas, que tem uma vibração semelhante aos ferozes Garotos Perdidos”, diz a mãe do ator, Kathryn Matofsky. Ela conta, ainda, que considera incrível o fato do filho ter sido escolhido entre milhares, porque este foi o primeiro trabalho de atuação dele.

Por outro lado, o papel de Noah no filme significou dividir a família, pois Kathryn e Noah tiveram que se deslocar para Vancouver, enquanto o pai Warren ficou em casa com a irmã de Noah, Lola, que estava em período de estudos.

“Estou tão orgulhosa dele. Foi uma experiência tão mágica – não há muitas pessoas que vão a Neverland todos os dias.”, afirma a mãe.

Mãe Kathryn explica como Noah se orgulha de ser um ator com síndrome de Down
Foto: Bav Media/The Sun

Agora que voltou à escola, a mais nova estrela da Disney está se sentindo uma celebridade. “Meus amigos adoraram o trailer e me elogiam muito”, diz. Noah frequenta as aulas do Phoenix Theatre, nos fins de semana, e espera ir para a faculdade de teatro como um pioneiro para outros jovens com a doença.

O papel de Noah no cinema vem apenas um mês depois que James Martin se tornou o primeiro ator com síndrome de Down a estrelar um filme vencedor do Oscar, An Irish Goodbye.

“Peter Pan & Wendy”

O live-action que estreou no Disney+ em 28 de abril conta a história de Wendy Darling, uma jovem que não quer ir para um internato. Um dia, ela conhece Peter Pan, um menino que se recusa a crescer. De mãos dadas com os irmãos e a pequena fada Tinker Bell, a menina entra no mundo mágico da Terra do Nunca ao lado de Peter. Lá, eles enfrentam um terrível pirata chamado Capitão Hook, e embarcam em uma aventura que mudará suas vidas para sempre. Assista ao trailer:

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

Com informações de The Sun e Disney+. 

Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.