A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Medalhas de Tóquio 2020 são feitas de lixo eletrônico reciclado

Projeto Tokyo 2020 Medal arrecadou cerca de 78.985 toneladas de dispositivos eletrônicos descartados por todo país.
medalhas
Todas as cerca de cinco mil medalhas de ouro, prata e bronze das Olimpíadas e Paraolimpíadas foram produzidas a partir de 78.985 toneladas de dispositivos eletrônicos descartados por todo país graças ao Tokyo 2020 Medal Project.
As medalhas de ouro, na verdade, têm apenas 6 gramas do material. Ela é feita com 550 gramas de prata reciclada. Foto: divulgação/Tóquio 2020.

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio tem a meta de fazer a edição mais ecologicamente correta e sustentável da história. Tanto que o tema da competição é “Seja melhor, juntos – para o planeta e as pessoas”. Sendo assim, as desejadas medalhas das Olimpíadas fizeram parte de um projeto pioneiro que envolveu toda a sociedade japonesa.

Do que são feitas as medalhas de Tóquio 2020?

Todas as cerca de cinco mil medalhas de ouro, prata e bronze das Olimpíadas e Paraolimpíadas foram produzidas a partir de 78.985 toneladas de dispositivos eletrônicos descartados por todo país graças ao Tokyo 2020 Medal Project. A coleta feita entre 2017 e 2019 reuniu aproximadamente 6,21 milhões de telefones celulares usados, além de câmeras digitais, jogos portáteis e laptops, que foram desmontados e derretidos, gerando 30,3kg de ouro, 4.100kg de prata e 2.700kg de bronze reciclados.

As medalhas de têm 550 gramas do próprio metal. Foto: divulgação/Tóquio 2020

Participação da comunidade

Mais de 90% das autoridades locais do Japão participaram do projeto, que atraiu doações e apoio de 1,3 mil instituições educacionais e 2,1 mil lojas de varejo de eletrônicos em todo o país, segundo a organização. Além disso, caixas de doação amarelas assinadas foram colocadas nos correios, em esquinas e em uma rede varejista. Isso permitiu a doação de equipamentos pelo público em mais de 2,4 mil lojas.

Essa foi a primeira vez que as premiações foram 100% feitas com material reciclado e com a participação ativa dos cidadãos do país. Na Rio 2016, por exemplo, cerca de 30% das medalhas de prata e bronze foram originadas de materiais reciclados.

Veja mais boas notícias: Após ser pedida em casamento nas Olimpíadas do Rio, atleta do rugby brasileiro busca diversidade no esporte

Medalhas de bronze contêm 450 gramas de bronze vermelho. Foto: divulgação/Tóquio 2020

Veja mais boas notícias: Skatista catarinense de 16 anos disputará Olimpíadas de Tóquio

Medalha para a sustentabilidade

Fora as medalhas, outros programas sustentáveis também foram implementados na Tóquio 2020. Entre os exemplos estão os 100 pódios, que foram feitos com 45 toneladas de plástico de lixo doméstico japonês reciclado e plástico marinho. 

Uma das intenções do projeto manter a iniciativa após os Jogos, com empresas, autoridades locais e o público japonês doando eletrodomésticos usados. Os materiais serão reutilizados para fins comunitários, incluindo a criação de medalhas para eventos esportivos locais em todo o Japão.

Vídeo: Veja como foram feitas as medalhas de Tóquio 2020

Reportagem de Brunno Brugnolo, especial para o Tudo Já Existe.