A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Estudante da rede pública é aprovada para mestrado na Europa

Uma estudante conquistou a bolsa Erasmus Mundus que, permite que ela faça um mestrado em países da Europa, como Suécia, Bélgica e Alemanha
Estudante bolsa
estudante
Estudante conquista bolsa para mestrado na Europa (Foto: Reprodução/UnB)

A estudante Maria Victória Luz, 22 anos, foi aprovada para fazer o mestrado na Europa. A conquista da bolsa foi pelo programa Erasmus Mundus. A jovem, de Valparaíso (GO), sempre estudou em escola pública.

Maria é formada em biotecnologia pela Universidade de Brasília (UnB). Segundo a estudante, no início, ela passava cerca de 4h dentro do ônibus para ir e voltar da Universidade. O gasto diário com passagem para o transporte chegou a até R$ 30. Porém, a UnB ofereceu um auxílio com os custos, para manter a jovem na universidade.

Bolsa de estudos

A jovem se diz contente com a conquista da bolsa Erasmus Mundus. “Foi uma realização que esperei por muito tempo, era um sonho muito distante. Estou muito ansiosa, acho que só vai cair a ficha quando estiver lá”, conta.

Durante o curso, a estudante de biotecnologia desenvolveu um projeto que trata o chorume para gerar eletricidade. Além disso, ela ganhou prêmios com a pesquisa, que deixa à disposição de outros cientistas para ser colocada em prática.

Veja também: Universidade dos EUA oferece bolsas de até 60% para brasileiros

Vaquinha para custear as despesas

Apesar disso, Maria está fazendo uma vaquinha para ajudar a custear despesas e poder estudar fora. Entre os gastos previstos estão a documentação, passagens aéreas e até mesmo o tratamento de fibromialgia, uma doença autoimune. 

“A arrecadação tá bem longe do que preciso, está difícil vender os pontos da rifa. Esperava que empresários e professores ajudassem, mas faltando um mês para viagem só tenho cerca de 25% do valor”. Ela conta que, inicialmente, orçou um valor de R$ 20 mil para pagar o que precisava, porém, com a baixa adesão à vaquinha, cortou o valor pela metade e ainda assim, tem apenas 50% do que imagina.

“Você pensa que só vai gastar quando for para o país. Vou tentar vender balinha no sinal para arrecadar o total. Tenho medo de não ter o valor para sequer me estabelecer na cidade”, completa.

Para contribuir e saber mais informações sobre a vaquinha de Maria Victória Luz, clique aqui.

Ainda assim, Maria mostra otimismo ao falar sobre os estudos. “Estudar sempre foi uma vocação. Eu quero desenvolver uma linha de pesquisa na área”, afirma. A estudante vai passar pela Ghent University, na Bélgica, pela Uppsala University, na Suécia e encerrar o mestrado TU Freiberg, na Alemanha.

Maria demonstra ânimo para viver a experiência. Apesar disso, ela fala sobre a persistência que tem. “Já mandaram eu desistir. Eu pensei em desistir, mas não vou desistir agora que está tão perto, vou tentar até o final!”

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva

Mais sobre → · · · ·