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Estudantes criam minifoguete de PVC para ajudar replantio em área desmatada por queimadas

Três alunas do 1º ano do Ensino Médio de uma escola na região oeste do Paraná desenvolveram um minifoguete de PVC de baixo custo para reflorestar áreas desmatadas. O projeto é semifinalista do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa global da Samsung. O desafio era desenvolver soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica […]
minifoguete

Três alunas do 1º ano do Ensino Médio de uma escola na região oeste do Paraná desenvolveram um minifoguete de PVC de baixo custo para reflorestar áreas desmatadas. O projeto é semifinalista do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa global da Samsung. O desafio era desenvolver soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O protótipo é fruto de um programa de inclusão feminina do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, de Palotina, cidade com cerca de 31 mil habitantes no Paraná. A motivação veio de um desastre ambiental local. Na região de Altônia, em 2019, um incêndio queimou 68% do total de uma área de preservação ambiental, chamado Ilha Grande. A partir desse diagnóstico, o foco do trabalho do professor Emmanuel Zullo Godinho e suas estudantes passou a ser a criação de uma ferramenta de semear para uma região com condições financeiras desafiadoras.

O projeto

“Nossa primeira preocupação foi trabalhar com meninas, para inclusão de mulheres em novos projetos e ajudar a acabar com a desigualdade. Uma queimada de 78 mil hectares de uma reserva ambiental no Oeste do Paraná no ano passado, afetando fauna e flora, nos motivou a ajudar nesse complicado processo de reflorestamento, já que na área não podem entrar nem plantadeiras nem pessoas. Veio, então, a ideia de usar um minifoguete”, Emmanuel Zullo Godinho, professor de solos e produção vegetal no ensino técnico agropecuário do colégio.

Os materiais utilizados no minifoguete e para os lançamentos são simples. Os protótipos usam cola, lixa, parafuso de rosca, um cano de PVC e até uma moeda de R$ 0,25, entre outros itens. As sementes espalhadas são de duas árvores. A primeira é a pitangueira, escolhida por ser uma fruta com tem potencial para atrair animais. Já a outra é o ipê, fácil germinação e capaz de criar um microclima ideal para o desenvolvimento de outras plantas. 

“Nosso protótipo é de PVC, eficiente na emissão das sementes. Cada minifoguete promove uma espécie de chuva de sementes: sobe até 300 metros de altura, se desencaixa e a peça com as sementes desce como se fosse um paraquedas, espalhando as sementes. O projeto é de baixíssimo custo. Calculamos que cada lançamento custe R$ 50. Na nossa estimativa, com o projeto, seria possível reflorestar uma área de 284 m² por R$ 450”. Emmanuel Zullo Godinho.

“A escola é um equipamento público que está presente em todo o território nacional. Projetos como esse mostram como a escola pode ter um papel fundamental na inovação e no desenvolvimento humano dos territórios, ao promover a aprendizagem e, ao mesmo tempo, transformar a realidade de seu entorno”, disse Ana Cecília Chaves Arruda, Coordenadora de Projetos do CENPEC Educação, instituição que faz a coordenação técnica do Prêmio Respostas para o Amanhã.

Conheça mais sobre o projeto do minifoguete:

https://www.youtube.com/watch?v=DIGpeS-9Z9g

Fase de inscrição

As inscrições para o prêmio ocorreram entre março e agosto. As equipes são compostas de três a cinco estudantes da mesma classe do Ensino Médio. Foram apresentados projetos que diagnosticam demandas reais e apresentam soluções para contribuir com a melhoria de vida das pessoas. Cada um dos 20 semifinalistas contará com o apoio de mentoria online para o desenvolvimento da proposta. Os vencedores nacionais e por júri popular serão conhecidos ainda neste mês.

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Prêmio Respostas para o Amanhã

Iniciativa de Cidadania Corporativa da Samsung, o Prêmio Respostas para o Amanhã está no Brasil desde 2014, envolvendo, ao longo de sete edições, 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. O programa faz parte do conjunto de projetos capitaneado pela visão global da marca “Together for Tomorrow! Enabling People”, que busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação.

O programa conta com uma rede de parceiros. Entre eles, a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) também é um apoiador.

Para votar e ver mais projetos, é só acessar o site https://respostasparaoamanha.com.br/.