A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Estudantes da UFPR são finalistas em concurso internacional de arquitetura

Eles propuseram um centro cultural em uma área de silos de grãos em Puerto Madero, na Argentina. Os estudantes da UFPR foram a única equipe brasileira a se classificar

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram finalistas do concurso internacional Silos Buenos Aires, organizado pela TerraViva. A proposta foi desenvolver a reabilitação de uma área abandonada dos silos de grãos em Puerto Madero, localizado na capital da Argentina. A equipe foi a única brasileira a se classificar.

O plano de retomar a identidade de um edifício que foi esquecido foi desenvolvido pelos alunos Alan Melo, Amanda Oliveira, Gabriela Zaruvne, Guaen Lee, Renata Leite e Mateus Tedeschi. O grupo precisou entender o contexto do local em que os silos estavam instalados e as necessidades da comunidade próximas, além dos conceitos arquitetônicos mais atualizados.

Projeto finalista

O projeto teve duração de três meses, desde as pesquisas até o resultado final. Dessa forma, os estudantes chegaram até o planejamento de um centro cultural artístico que foi apelidado de “Curva”. A ideia é que houvesse uma valorização da expressão humana em suas diversas formas, pela dança, música, pintura e outros modos de manifestação.

“É o movimento corporal que permite as pessoas se comunicarem, trabalharem, aprenderem, sentirem o mundo e serem sentidas. Na sua fluidez, além da rigidez do material que o limita, é no corpo que a arte acontece, onde os sentidos são percebidos e a imensidão do outro – pessoa, objeto ou espaço – encontra a possibilidade de interação”, destacaram os estudantes. 

O concurso organizado pela empresa TerraViva reuniu diferentes propostas para reviver a área abandonada dos silos argentinos. Entre os trabalhos apresentados concorreram arquitetos já formados e estudantes da área. A avaliação foi feita pelo um júri composto por profissionais renomados da arquitetura internacional. O projeto também foi publicado no Archdaily, um dos portais de arquitetura mais reconhecidos no mundo. 

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

Com informações da Universidade Federal do Paraná.

Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.