A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Indígenas e jovens negras terão cursos gratuitos de audiovisual

Ao todo, são destinadas ao projeto 175 vagas, sendo 35 para cada uma das cinco formações oferecidas
Cinema Nosso está com inscrições abertas para cursos de audiovisual gratuito para jovens negras.

Jovens mulheres negras, indígenas e refugiadas, com idades entre 18 a 29 anos, podem se inscrever para cursos gratuitos de audiovisual, jogos digitais e até jogos de mesa para o público feminino.

Os cursos gratuitos são promovidos pela instituição sociocultural Cinema Nosso, por meio do projeto Empoderamento e Tecnologia: Jovens Negras no Audiovisual. As inscrições podem ser feitas por meio deste link, até o dia 06 de março.

As aulas para os cursos de cinema devem começar no dia 20 de março, enquanto as dos cursos de jogos têm começo previsto para 27 de março. O encerramento dos cursos ocorrerá em 25 de novembro. A Cinema Nosso está localizada na Rua do Resende, 80, no bairro da Lapa, região central da cidade do Rio de Janeiro.

Veja mais boas notícias: Escolas de cursos técnicos e profissionais apresentam propostas em documento

Cursos disponíveis

Dois cursos de cinema têm aulas voltadas para o segmento de ficção e documentário. Além disso, os cursos de jogos digitais e jogos de mesa serão online e presenciais, mas somente para jovens que residem no Rio de Janeiro. Ao todo, são destinadas ao projeto 175 vagas, sendo 35 para cada uma das cinco formações oferecidas.

O projeto foi criado a partir de uma pesquisa feita em 2019 pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) sobre a quantidade de mulheres negras no mercado do audiovisual. Segundo a assistente sênior de Formação Pedagógica do Cinema Nosso, Laís Muniz, “foi uma porcentagem irrisória. Isso acontece em cargos de direção, direção de fotografia, roteirista. A gente está aí formando jovens negras para serem inseridas no mercado audiovisual. O projeto tem esse recorte”, destacou, em entrevista à Agência Brasil.

Cinema Nosso

O Cinema Nosso é uma das maiores escolas populares de audiovisual da América Latina, contabilizando mais de 10 mil jovens formados em seus cursos.

A instituição sociocultural atua em alinhamento ao mercado audiovisual para diminuir as desigualdades sociais. Além disso, proporcionar tecnologia e experiências de inclusão para a produção de narrativas juvenis, fomentando a cadeia produtiva do audiovisual no Brasil.

Teve criação em 2000, a partir da experiência do filme “Cidade de Deus”, pelos diretores e atores do filme. Hoje, o Cinema Nosso é um centro de inovação e tecnologia que oferece iniciativas para crianças e jovens, com ênfase em programas de empreendedorismo e empregabilidade.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

Com informações da Agência Brasil. 

Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.