Um projeto que transforma material reciclável em instrumentos musicais está com inscrições abertas para oficinas gratuitas. As aulas do Reciclasom são direcionadas para adultos e adolescentes a partir dos 12 anos. As oficinas são oferecidas às quartas e sextas-feiras, das 15h às 17h, na Casa de Bambas, em Cidade Alta, Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas de graça pelo whatsapp (21) 98030-1579.
Idealizado por Mestre Jagunço, o Reciclasom nasceu da inquietação com a quantidade de resíduos nas ruas de Ramos, no Rio de Janeiro, onde morava. Hoje, a iniciativa impacta diversas regiões do Rio de Janeiro com ações sustentáveis.
“Me lembro quando peguei uma manilha cheia de barro, levei pra casa sem saber o que faria. Vendo o Maracatu, percebi que podia transformar objetos descartados em instrumentos. Como sou de família indígena, sempre busco preservar o meio ambiente”, explica Jagunço.

Paixão pela música
Durante a faculdade de Engenharia Civil, ele encontrou no Reciclasom uma forma de unir conhecimento técnico, paixão pela música e compromisso ambiental, com conscientização e inclusão social.
Nas oficinas, os participantes aprendem a confeccionar instrumentos únicos, como o Djembê de tubo de PVC, moldado com precisão para obter sons graves e agudos, e a cuíca feita com materiais reciclados, como latas de cerveja, garrafas PET e bambu. “É um desafio criar instrumentos que respeitem afinação e timbre, mas ver o resultado final e o aprendizado dos alunos é gratificante”, afirma Jagunço.

Em um cenário onde apenas 3% do lixo carioca é reciclado, o projeto inspira a transformação do lixo em cultura e, de quebra, leva desenvolvimento pessoal e profissional a jovens de favelas cariocas. A iniciativa visa capacitar 30 pessoas até o fim do semestre, para que possam ser agentes transformadores.
Serviço
Reciclassom abre novas turmas
Turmas: quartas e sextas-feiras
Horário: das 15h às 17h
Local: A Casa de Bambas
Inscrições por telefone: whatsapp (21) 98030-1579
Endereço: Estr. do Porto Velho, 199 – Cordovil, Rio de Janeiro
Veja também: Adolescentes desenvolvem projeto que transforma garrafa PET em filamentos para impressora 3D