A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Médico voluntário trabalha pela inserção de PCDs no mercado de trabalho

O médico avalia os trabalhadores e emite laudos com informações sobre a condição da pessoa e as atribuições que ela pode desempenhar
médico
médico
Médico ajuda PcD a entrar no mercado de trabalho (Foto: Divulgação/Ricardo Marajó/SMCS)

Um médico voluntário ajuda trabalhadores com deficiência a serem contratados por empresas. Humberto Bohn Nunes atua do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPCD) da Prefeitura de Curitiba (PR), há quatro anos. Assim, ele facilita o diálogo das empresas no momento da contratação de pessoas com deficiência (PCD).

Em consultas individuais, o médico voluntário avalia os trabalhadores e emite laudos sobre cada um com informações sobre a condição da pessoa e as atribuições que ela pode desempenhar. Dessa forma, ele estima já ter ajudado cerca de 90 pessoas a conquistarem lugar no mercado de trabalho.

Mudança de vida

Dalines Pertile, que machucou gravemente o tornozelo esquerdo e sofre com dores após um acidente de trânsito em 2018, elogia o trabalho. “Esse médico é uma benção. Ele é muito atencioso, humano, não tem pressa de atender”, comenta. Por causa da condição de saúde, o objetivo dela é conseguir emprego em uma atividade que possa desempenhar em casa, online, pela dificuldade no deslocamento. No entanto, ela destaca que isso não muda em nada sua intenção de se desenvolver profissionalmente. “Posso, quero e preciso trabalhar”, conta.

Veja também: Jovens engenheiros adaptam cadeira de rodas para pai passear com filho

O comerciário Alexandre de Quadros também foi à consulta com Humberto. “Estou para ser contratado por uma empresa do ramo de alimentos e preciso levar o laudo explicando sobre uma doença neurológica que começou a me afetar há sete anos. Com esse documento na mão, minha chance é maior”, contou.

Médico voluntário

Formado há 16 anos, Humberto Nunes é catarinense, de Balneário Camboriú. Ele destaca que o voluntariado vai além da recepção aos pacientes. “É necessário ajudar, mas não só isso: é preciso ter empatia para que o trabalho dê um bom resultado”, explica.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Além disso, acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook

*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva

Mais sobre → · · · · ·