A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Mutirão de negociação de dívidas vai até dia 31 de março

Mutirão é focado em consumidores que tenham dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito.

O Mutirão de Negociação de dívidas vai até o dia 31 de março, a campanha é uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com apoio da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP).

A campanha tem foco em consumidores com dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito em atraso com bancos ou financeiras.

O mutirão não inclui dívidas que tenham bens dados em garantia (como veículos, motocicletas e imóveis).

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Segundo o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon, Ricardo Blattes: “considerando a situação de endividamento em todo o Brasil, acreditamos que este tipo de iniciativa, dos mutirões, é de extrema importância, pois oferece ao consumidor a oportunidade de renegociar suas dívidas e de equilibrar suas finanças”, disse o diretor.

Descontos

Para quem está interessado e quer sair do vermelho, a negociação de dívidas pode ser feita diretamente com o portal consumidor.gov.br, da Senacon, com acesso por meio de conta Gov.br categoria prata ou ouro, ou com o banco ou financeira.

Além disso, a campanha de mutirão também conta com o apoio dos Procons estaduais e do Banco Central.

Serão oferecidos descontos e prazos especiais de pagamento da dívida, a critério de cada instituição, que define as regras e condições a serem ofertadas.

Na página do mutirão nacional de negociação, há vídeos mostrando o passo a passo sobre como acessar o portal, encontrar a instituição e abrir o pedido de negociação.

Como acessar

O acesso a plataforma, pode ser conferido no passo a passo abaixo:

Passo 1

Ao acessar a plataforma Registrato, do Banco Central, o consumidor pode consultar gratuitamente empréstimos e financiamentos existentes em seu nome e outras informações de seu relacionamento com as instituições financeiras, como conta corrente, investimentos e chaves Pix, por exemplo.

Passo 2

O consumidor pode utilizar uma das planilhas gratuitas disponíveis no portal Meu Bolso em Dia para descobrir o valor com que poderá contar para pagar suas dívidas. As tabelas já estão prontas, com as fórmulas de cálculos feitas. Basta inserir as entradas e saídas de dinheiro para ter um panorama das finanças.

Passo 3

Na ocasião da negociação com a instituição credora, o consumidor interessado deve informar a dívida que pretende quitar e perguntar quais são as condições oferecidas para a sua quitação. Se concordar com o proposto, um acordo de negociação será assinado. Caso não concorde, o consumidor pode fazer contrapropostas para chegar a um acordo que caiba no bolso.

Superendividamento

No entanto, este mutirão não é indicado para o consumidor protegido pela Lei do Superendividamento.

Nesse caso, o consumidor que esteja superendividado, ou seja, quando não tem possibilidade de quitar e manter a sua subsistência ou a de sua família, a orientação é procurar o Procon mais próximo e pedir orientação.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

Com informações da Agência Brasil.

Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.