A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Observação de borboletas-monarca atinge maior número nos EUA desde 2000

De 2020 para 2021, as borboletas saltaram de duas mil para 250 mil, o que indica recuperação da espécie graças a esforços de ambientalistas.
De 2020 para 2021, as borboletas saltaram de duas mil para 250 mil, o que indica recuperação da espécie graças a esforços de ambientalistas.

Que são lindas as borboletas-menarca, não há dúvidas. Porém, em 2020, apenas duas mil borboletas-monarca foram observadas nos Estados Unidos, gerando preocupação quanto ao futuro da espécie. Contudo, neste ano, aconteceu uma surpresa — a Sociedade Xerces, ONG responsável pela contagem, anunciou que localizou 247.237 borboletas em 2021!

Assim, houve um aumento de 125 vezes de um ano para o outro, estatística promissora para a recuperação das borboletas e para saída da lista de espécies em extinção.

A recuperação das borboletas impressionou especialistas, já que não se esperava que acontecesse tão rápido. Foto: Flickr/Tarnya Hall

De acordo com a Xerces, o número superou as expectativas da equipe que, no ano passado, contou com número histórico de voluntários. “O total deste ano nos surpreendeu com a capacidade das monarcas de se recuperar de um recorde de baixa”, afirma a organização em seu site.

Quebra de recordes

Como possuem hábitos migratórios, as monarcas se dirigem para o sul no inverno. Foto: Xeres Society/Divulgação

Os voluntários encontraram mais de 280 locais de hibernação das borboletas. Antes de 2020, eram menos de 30 mil monarcas hibernando. Em cidades como Los Angeles e Ventura, houve até quebra de recorde: ali, a população da espécie alcançou o maior número desde 2000.

Richard Rachman, pesquisador do grupo, reconheceu ao Opera News que ficou muito animado de analisar os novos locais de hibernação descobertos. “Andando, fiquei surpreso com o grande volume delas, porque isso realmente aponta o caminho que o planejamento urbano sustentável pode fazer para proteger a biodiversidade”.

As monarcas costumam hibernar juntas, em colônias. Foto: Flickr/Jill Heemstra

Estamos na torcida para que a população das borboletas aumente cada vez mais!

Reportagem de Isabela Stanga, sob orientação de Ana Flavia Silva.

Mais sobre → ·