A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

ONG doa perucas para pessoas com câncer

O "Banco de Perucas Móvel" circula por São Paulo entregando perucas para pessoas com com câncer e arrecadando cabelo para novas doações

Pelas ruas de São Paulo, o “Banco de Perucas Móvel” circula cumprindo um cronograma de ações solidárias. É o caminhão da Cabelegria, uma ong que doa perucas para pessoas com câncer na cidade. A proposta é oferecer um ambiente acolhedor, para as pacientes experimentares as perucas até encontrarem a ideal. Além disso, são oferecidos cortes de cabelos gratuitos para quem quiser doar cabelos.

Sā Paulo (SP) - Ariana Santos Landuci Silva, posa para foto com sua peruca do projeto
Foto: Cristiane Burckauser/Divulgação Cabelegria

Há nove anos a Cabelegria confecciona e distribui gratuitamente perucas para crianças e mulheres com câncer em todo o Brasil.  A fundadora da organização, Mariana Robrahn, explica a importância da iniciativa para as pacientes com câncer: “infelizmente a quimioterapia faz cair todos os cabelos de uma mulher que já está fragilizada. A doação da peruca faz com que os pacientes que não querem passar pelo tratamento careca se sintam melhor”.  

Autoestima em alta

Com a ação, a ong busca reforçar a autoestima das pacientes, contribuindo com a melhora da vida social, o que pode impactar até mesmo no resultado do tratamento. “Muitas vezes, para esses pacientes, além de devolver a autoestima, devolvemos também a vida social, pois alguns deles param de sair porque não querem que os vejam sem cabelos. Além da doação de perucas, o Banco de Perucas Móvel é uma experiência. Nele, a paciente faz uma linda maquiagem e pode experimentar diversas perucas até encontrar a que mais gosta.”, destaca Mariana.

Em tratamento, Elaine Cabral comemora a peruca recebida. “Foi a melhor coisa que me aconteceu, pois queria muito um cabelo, estou muito feliz. A Cabelegria trouxe a minha autoestima de volta, sou muito grata pelo trabalho lindo que eles fazem, um atendimento maravilhoso, só gratidão”.  

Doação de perucas para pessoas com câncer

A organização faz 50 perucas por mês e não há fila de espera para pedidos feitos pelo site e enviados por Sedex sem custo. “São necessários cerca de trezentos gramas de cabelo (aproximadamente cinco mechas de pessoas diferentes) para confeccionar uma única peruca”, detalha a organização.

Para quem deseja doar, é só ir aos pontos de coleta disponíveis no site. É possível, também, enviar o cabelo pelos Correios: A/C Cabelegria, Caixa Postal – 75207 – São Paulo/SP,  CEP. 02415-972 – CNPJ – 20.000.573/0001-22. 

No entanto, para fazer a doação existem alguns requisitos. O cabelo precisa ter, no mínimo, 20 centímetros, deve ser amarrado antes do corte e estar seco, sem chapinha ou escova. 

Desde a criação, a Cabelegria arrecadou milhares de doações de fios, transformando o projeto em uma corrente do bem. Ao todo, mais de 12 mil entregas gratuitas para crianças e mulheres já foram feitas.

Banco de Perucas Móvel

O caminhão usado foi todo customizado para atender o público. Dessa forma, ele conta com prateleiras de perucas, espelho e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Desde o início de março, já foram sete dias de ação. “Esses dias foram bem expressivos, tivemos 155 cortes de cabelo para doação, 865 unidades de cabelos entregues já cortados e 45 perucas doadas”, detalhou Mariana. A próxima iniciativa é neste sábado (25),  das 9h às 14h, na Rua São Lucas 5B – Jardim de São Lázaro, Ferraz de Vasconcelos, São Paulo.

Quem precisa de uma doação, deve apresentar o laudo médico, identidade e CPF. Pacientes oncológicos também devem apresentar comprovante de quimioterapia.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

Com informações da Agência Brasil. 

Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.