Digite para buscar

DePropósito

Por videochamadas, palhaços e palhaças profissionais “visitam” pacientes de Covid-19 internados

Em resposta ao isolamento social causado pelo novo Coronavírus, a Trupe da Saúde, grupo de palhaçaria profissional que atua há 20 anos em ambientes hospitalares, adaptou as visitas antes realizadas presencialmente para o meio digital. Nas últimas semanas, a iniciativa se focou ainda mais no público que foi contaminado pela doença. O grupo iniciou uma agenda de conversas com pacientes de Covid-19, proporcionando mais conforto a quem não pode receber visitas nem ser acompanhado durante o tratamento da infecção viral. O Hospital Cruz Vermelha foi o primeiro a receber a ação, que teve início no dia 1º de julho. 

Visitas por videochamadas

Nas videochamadas, duas palhaças ou palhaços se reúnem para conversar, entreter e dar apoio aos pacientes. Os encontros acontecem por meio de um tablet, fornecido ao hospital pela Trupe. Hique Veiga, coordenador artístico da Trupe, destaca o objetivo da ação. “Mesmo à distância, nós estamos conseguindo nos fazer presentes e conversar com eles, a interação foi e está sendo muito boa”. A equipe conta com a ajuda de uma voluntária que leva o tablet de paciente em paciente. No setor de tratamento da Covid-19, uma enfermeira cumpre a função. A ideia surgiu justamente por ser o setor mais isolado do hospital. “Os pacientes não podem levar acompanhantes nem receber visitas. O contato com os profissionais da saúde são provavelmente uma das únicas interações sociais das pessoas que estão internadas”, conta. 

https://www.facebook.com/TrupeDaSaude/videos/379275949711855

Apoio na recuperação

As visitas são realizadas em parceria com o coordenador de saúde mental da Cruz Vermelha, Leonardo Fortunato, e estudantes voluntários do curso de psicologia. Todos os pacientes que recebem as visitas virtuais passam por uma avaliação logo após o encontro e os resultados são positivos. “Atualmente, o ambiente hospitalar ganhou uma atmosfera de muito medo, mas quando avaliamos os pacientes após as visitas da Trupe, foi possível notar que eles estão menos ansiosos e ganharam mais ânimo”, explica o psicólogo. 

A atriz Má Ribeiro, a palhaça Iva Lourença, participou das primeiras visitas por videoconferência e conta que a experiência, além de emocionante, ganhou novas ferramentas e olhares. “A Trupe ainda mantém seus focos de trabalho anteriores como improvisação, o jogo, a música, relação com a dupla e com o espaço, mas agregamos a relação com as tecnologias, de como brincar com a câmera, por exemplo. Até os problemas técnicos e as palavras não entendidas são parte disso tudo”, conta.

Afastada dos hospitais desde março, a equipe vem buscando novos caminhos para se conectar com seu público. Entre eles, a realização de lives quinzenais e a estreia do primeiro podcast de palhaçaria hospitalar.

Leia também: Campanha de financiamento coletivo pretende instalar 100 pias comunitárias

Sobre a Trupe da Saúde

A Trupe da Saúde atua desde 2000, levando a arte da palhaçaria, do improviso e da música a cinco hospitais de Curitiba. O projeto conta com uma equipe de palhaças e palhaços profissionais que, por meio da interação e da relação com pacientes, acompanhantes e profissionais dos hospitais, busca provocar uma mudança no ambiente hospitalar. Os encontros apontam para uma transformação no ânimo de pacientes, maior colaboração e melhor relacionamento com a equipe médica, enfermagem e familiares. A iniciativa já impactou mais de 390 mil pessoas, entre pacientes de todas as idades e profissionais da saúde, nos 20 anos de atuação.

O projeto é realizado pela ONG Unicultura – Universidade Livre da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet. Ele conta com patrocínio das empresas: Fertipar, Worker, BD, Saporiti do Brasil, Brose do Brasil e Unimed Curitiba e apoio da 5àSec e Kaiut Yoga.

Este conteúdo foi publicado originalmente por Giovanna Fantinato, no Blog Conteúdo Proposital.

Você pode gostar de…
Deus, eu e as borboletas

Deus pode falar de milhares de formas. Deus é Deus. É criativo, é amor, é poder. Se ele quiser, pode Leia mais

Casa Cor PR 2018 – Projetos diferentes e ousados

Um jardim de ponta cabeça, uma escalada na parede do quarto. Essas ideias meio malucas foram destaque na Casa Cor Leia mais

O que faz o seu mundo melhor?

Quem me acompanha nas redes sociais sabe que recentemente eu participei do Desafio Méliuz 2. É um concurso que vai Leia mais

sustentabilidade
Curitiba ganha aplicativo de lava car sustentável e on demand

Lavar o carro com água e sabão está no passado. Pelo menos é essa a proposta do aplicativo Lavô - Leia mais

Especialista usa games e atividades lúdicas em treinamento sobre inclusão

Falar sobre leis, obrigações e temas delicados muitas vezes é um desafio – especialmente no ambiente empresarial. Mas não precisa Leia mais

first lego league
Alunos de escola municipal vencem terceiro lugar no First Lego League

Alunos de uma escola municipal de Curitiba subiram no pódio da competição internacional First Lego League. Um estudo sobre o Leia mais

Compartilhe boas notícias!
Tags:
Ana Flavia Silva

Jornalista, catarinense radicada em Curitiba, especialista em comunicação audiovisual e apaixonada por gente e bicho. Eu acredito que juntos somos melhores e criei o Tudo Já Existe para conectar pessoas, ideias, projetos, ingredientes... Para mostrar que tudo o que a gente precisa para mudar o mundo já existe: a gente só precisa conectar. Vem comigo?

  • 1

Deixe um Comentário

Seu endereço do email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *