A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Aos 92 anos, pediatra aposentado atende de graça em Pontal do Paraná

Foram 54 anos dedicados ao atendimento pediátrico. Formado em 1951 pela Universidade Federal do Paraná, Ivan Fontoura, hoje com 92 anos, continua oferecendo suas consultas médicas. Ele é pediatra voluntário em Pontal do Paraná, no litoral do estado. O médico tem especialização em Puericultura e Nutrição, além de um Mestrado pela Universidade da Califórnia e […]
pediatra

Foram 54 anos dedicados ao atendimento pediátrico. Formado em 1951 pela Universidade Federal do Paraná, Ivan Fontoura, hoje com 92 anos, continua oferecendo suas consultas médicas. Ele é pediatra voluntário em Pontal do Paraná, no litoral do estado.

O médico tem especialização em Puericultura e Nutrição, além de um Mestrado pela Universidade da Califórnia e Doutorado na Universidade de Sourbone, na França. Durante a carreira, foi diretor de hospitais, incluindo o Pequeno Príncipe – referência no atendimento pediátrico no país.

Leia também: Alunos escrevem cartas para pacientes do Hospital Pequeno Príncipe

pediatra
Foto: Kelly Frizzo/ Band News FM

Depois de tanto trabalho era de se esperar que a idade avançada e o sentimento de dever cumprido o deixassem em casa com a aposentadoria. Que nada. Duas vezes por semana ele acorda cedo e atende voluntariamente em um posto de saúde da cidade. Entre as nove da manhã e as quatro da tarde, avalia cerca de 30 crianças ao lado da esposa, Eva, que é enfermeira. Eles são casados há 40 anos.

“Eu resolvi ser médico aos 4 anos, observando muitas situações de crianças desatendidas, porque o médico é caro, etc. Aquilo me marcou. Eu consegui ser médico e praticamente continuei para melhorar um pouquinho a situação deles”, conta. Ainda que ofereça muito além do esperado, ele destaca que queria poder fazer mais pelas crianças da comunidade. “Aborrecido por ser insuficiente, né? A medicina é sempre assim: um prazer, uma esperança e um remorso. Porque não se pode fazer tudo o que queria”.

Quando ele não atende, o posto de saúde no bairro Jacarandá fica fechado. Isso porque apenas um pediatra recebe a demanda das cinco unidades de saúde do município no sistema de rotatividade.

Reconhecimento e legado

Na família, um filho e quatro netos também são médicos.

Dr. Ivan Fontoura já recebeu as duas principais honrarias do Conselho de Medicina do Paraná: o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos dedicados à atividade e a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, pelo trabalho médico-social.

CONFIRA MAIS BOAS NOTÍCIAS!

Para ver os vídeos do Tudo Já Existe, se inscreva em nosso canal do youtube
Siga nossas boas notícias no Instagram
Nos acompanhe no Facebook