Digite para buscar

Colunas

Pés quentes, cabeça fria

Conheci há alguma tempo uma ONG que faz um trabalho diferente de tudo o que eu já vi por aí: a Samaritan’s Feet.

Foi durante uma produção para o meu trabalho como repórter, num daqueles dias que a gente leva um tapa do universo. Sabe quando tudo começa meio truncado, a gente chega atrasado, não almoça, se estressa até com o passarinho que passa assobiando do lado? Então… Foi num dia assim.

Mas aí eu cheguei no lugar da pauta e aos poucos tudo foi mudando.

A Samaritan’s arrecada calçados para entregar a crianças carentes. Mas a entrega é mais do que uma presente para as crianças:  é um ato de amor, carinho, cuidado e dedicação. Todas as crianças têm os pés lavados com água quentinha e enquanto isso batem um papo com os voluntários que fazem parte da ação. A proposta é agir como Jesus, imitando o ato dele quando lavou os pés dos próprios discípulos.

A organização começou pelas mãos do nigeriano Manny Ihonme que, aos nove anos, ganhou um par de calçados de um estrangeiro – foi a primeira vez que ele sentiu os pés protegidos, confortáveis e aquecidos. Anos mais tarde, Manny se tornou atleta e ganhou uma bolsa de estudos nos Estados Unidos graças ao esporte. O Manny adulto bem-sucedido nunca esqueceu do gesto do estrangeiro e resolveu fazer o bem às demais crianças de seu país. Em 2003 a Samaritan’s Feet foi criada e com o tempo se espalhou pelo mundo.

No dia em que acompanhei a ação, eram cerca de 50 voluntários entregando os calçados em uma escola de Colombo-PR (região metropolitana de Curitiba). Era praticamente impossível não se emocionar (ainda mais eu – manteiga derretida que sou). Não estava calor e muitas crianças usavam chinelos com os dedinhos de fora. Quando saíam com seus tênis novinhos nos pés era uma folia. Uma voluntária, ao lavar os pés de uma criança explicou: “muitos anos atrás, outra pessoa lavou os pés dos próprios amigos para mostrar o quanto amava eles. Essa pessoa é Jesus! Ele ama você e eu também!”. Uma demonstração de amor singela e grandiosa ao mesmo tempo.

É possível ajudar de várias formas: sendo voluntário nas ações de entrega, doando calçados novos, produtos usados nas ações (como sabonetes, álcool, meias, etc) ou dinheiro para que os calçados sejam comprados, coordenando uma ação de captação de doações… são muitas opções para se tornar um “bom samaritano” com a ong.

Mais detalhes aqui: samaritansfeet.org.br.

 

Você pode gostar de…
O não você já tem

O que tem escondido atrás dos nossos medos? Vamos enfrentar? Enfim, no ar! Para este blog Leia mais

Seja você – mas saiba quem você é antes disso

Coração tranquilo <3 Menina, você precisa saber quem você é. Não, não é fácil, obviamente. Conhecer Leia mais

Deus, eu e as borboletas

Deus pode falar de milhares de formas. Deus é Deus. É criativo, é amor, é poder. Se ele quiser, pode Leia mais

A história de um nascimento

Segunda-feira “pós páscoa”.  Os restos de chocolate ainda compõem o cenário da casa cheia de caixas empilhadas aguardando a mudança. Leia mais

Rede social exclusiva para ajudar a encontrar pets perdidos – ou o dia em que eu perdi a Lúcia

Só quem já passou pela experiência de perder o seu pet sabe o sentimento (terrível) que é. Desespero, culpa, esperança, Leia mais

Personal organizer dá dicas para organizar do armário à rotina

Sabia que existem profissionais da organização? Gravamos com uma, para entender um pouco dos conceitos da profissão e aprender a Leia mais

Compartilhe boas notícias!
Tags:
Ana Flavia Silva

Jornalista, catarinense radicada em Curitiba, especialista em comunicação audiovisual e apaixonada por gente e bicho. Eu acredito que juntos somos melhores e criei o Tudo Já Existe para conectar pessoas, ideias, projetos, ingredientes... Para mostrar que tudo o que a gente precisa para mudar o mundo já existe: a gente só precisa conectar. Vem comigo?

  • 1

Deixe um Comentário

Seu endereço do email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *