A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Pesquisadores encontram tratamento natural e barato para a Psoríase

Utilizando uma membrana fina à base de látex e Aloe vera (babosa), o medicamento natural promete aliviar os sintomas de forma eficaz.
Foto: Pixabay.

Pessoas com diagnóstico de psoríase têm um motivo a mais para comemorar nesta sexta-feira (29). Pesquisadores em bioenergia e biomateriais da Universidade Estadual Paulista de Araraquara (Unesp) desenvolveram um tratamento sustentável, natural e barato, para aliviar os sintomas da doença. Utilizando uma membrana fina à base de látex e aloe vera (babosa), o medicamento natural promete aliviar os sintomas de forma eficaz.

Segundo Rondinelli Herculano, um dos pesquisadores, o grande problema dos medicamentos sintéticos disponíveis são os efeitos colaterais. Por isso, os produtos naturais já vêm sendo utilizados para minimizar esses efeitos e melhorar a qualidade de vida das pessoas. A Aloe vera é um dos produtos naturais utilizados para aliviar os sintomas da psoríase, que vai tratar só a pele, só externamente.

Leia também: Instituto tem crescimento em 44% de doações de tecidos como pele, ossos e tendões

“Nossa proposta foi incorporar a Aloe vera em curativos de látex natural como um tratamento complementar. Porque quando a pessoa passa muitos cremes hidrogéis de Aloe vera, geralmente tem um ressecamento. Além do desconforto fica a gordura. Nos testes que fizemos em laboratório, observamos que o material ficou bem flexível e preservou as propriedades da Aloe vera, além de ser de fácil manuseio e seguro”, explicou.

Curativos personalizados

De acordo com Herculano, a próxima etapa da pesquisa é encontrar parceiros para fazer os testes em humanos e inserir o produto no mercado. A ideia é fazer o curativo de diversos tamanhos e personalizados, dependendo do tamanho da lesão.

A psoríase é uma doença autoinflamatória. Por predisposição genética, junto com fatores ambientais ou de comportamento, ela causa o aparecimento de lesões avermelhadas e que descamam na pele. A psoríase não é uma doença contagiosa. Ou seja: o contato com pacientes não precisa ser evitado.

Em até 30% dos pacientes, inflamação similar pode acontecer nas articulações, levando à artrite psoriásica, outra manifestação da doença. Também existe associação de psoríase com doenças cardiometabólicas, doenças gastrointestinais, diversos tipos de cânceres e distúrbios do humor, o que diminui a qualidade de vida do paciente e pode também, dependendo da gravidade, diminuir a expectativa de vida, se não tratada.

Dia Nacional e Mundial da Psoríase

Nesta sexta-feira (29) é celebrado o Dia Nacional e Mundial da Psoríase. A doença de pele comum, autoimune e sem cura, atinge cerca de 3% da população mundial. São ao todo 125 milhões de pessoas no mundo com a doença, sendo 5 milhões delas apenas no Brasil.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é importante que o portador da doença tenha acompanhamento psicológico, devido ao impacto na autoestima. Alimentação balanceada, o controle do peso e a prática de atividade física também auxiliam no controle a doença.

Apoie o jornalismo de solução

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook

Mais sobre → ·