A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Polvos aglomerados a 3.200 metros de profundidade: cientistas descobrem o motivo

Uma multidão de polvos pérola aglomerados na costa da Califórnia, que intriga cientistas desde 2018, teve o mistério desvendado
polvos
polvos
Foto: Divulgação/MBARI

Uma multidão de polvos pérola aglomerados na costa da Califórnia, que intriga cientistas desde 2018, teve o mistério revelado. O local fica a 3.200 metros de profundidade, à beira de um vulcão subaquático inativo. A população de polvos na região chama a atenção especialmente porque, nessa profundidade, a temperatura da água costuma ser em torno de 1,6ºC, o que repele a espécie. No entanto, os cientistas descobriram que ali as águas são termais, podendo chegar a até 11ºC.

Pesquisadores do Monterey Bay National Marine Sanctuary and Nautilus Live acompanharam os polvos durante três anos. Foram 14 visitas próximo ao vulcão subaquático extinto Davidson Seamount, utilizando veículos operados de forma remota. O local fica a 130 quilômetros de Monterey. Somente em uma área, foram encontrados seis mil polvos reunidos.

Assim, segundo os pesquisadores da revista Science Advances, as águas consideradas “termais” atraem a espécie para incubar os ovos. Isso porque, quanto mais fria a água do oceano, mais demorado é o desenvolvimento dos ovos dos polvos.

De acordo com os cientistas, em condições normais, um ovo da espécie demoraria de cinco a oito anos para se desenvolver nesta profundidade. Porém, com as temperaturas mais altas, esse tempo caiu para menos de dois anos.

Veja também: Cachorro caramelo invade casamento e é adotado por noivos

Além disso, após mapear a área, acredita-se que há mais de 20 mil polvos no local.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook

*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva

Mais sobre → · · ·