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Professora cria “caderninho de matemática” para ajudar alunos de todo Brasil

A professora Caroline Cardoso escreve à mão páginas que explicam conceitos e operações matemáticas, chamado de Caderninho de Matemática.
Com projeto “Caderninho de Matemática”, professora da rede estadual produz conteúdo para alunos e professores de todo o Brasil.

A professora paranaense Caroline Cardoso desenvolveu um projeto chamado “Caderninho de Matemática”, para ajudar alunos de todo o Brasil a aprenderam matemática de maneira mais fácil. A docente já chegou a produzir conteúdo de matemática básica para os 57 mil seguidores da página online do seu projeto.

Caroline escreve e desenha à mão páginas que explicam, com exemplos, conceitos e operações matemáticas estudados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental — como geometria espacial, expressões algébricas, unidades de medida e frações.

Foto: Lucas Fermin/Seed-PR

Caderninho de Matemática

O projeto Caderninho de Matemática, surgiu em 2020, em decorrência da pandemia, com o objetivo de auxiliar os alunos que estavam estudando em casa. Foi então, que a professora decidiu, criar vídeos curtos, mostrando a resolução de exercícios numa folha de caderno. A professora Caroline também tem um canal no YouTube para facilitar o envio dos links aos estudantes.

“Fiquei muito ansiosa, pois estava trabalhando conteúdos de 7º ano e sabia que os alunos teriam muita dificuldade para entender a regra de sinais estudando sozinhos”, conta a professora.

Os vídeos foram ganhando cada vez mais visibilidade, e chegaram a ser compartilhados até fora da rede estadual de ensino paranaense. Além disso, o projeto cresceu e ganhou também uma página no Instagram, com as fotos das páginas do caderninho quadriculado.

Foto: Reprodução/Instagram

“Os vídeos foram levados para muitos lugares e, como eu não aparecia, era fácil para o professor replicar para as turmas”, explica Caroline.

Pais de alunos de todo o Brasil aproveitaram o conteúdo para estudar em casa com seus filhos. É o exemplo da professora Leilyanne Silva de Morais, de Juazeiro do Norte (CE). Que auxiliou sua filha, Tereza, de 11 anos, já que ela não conseguiu se adaptar às aulas online durante a pandemia. Após, o retorno presencial, acabou acumulando dúvidas sobre matemática básica.

“Então, saí imediatamente buscando material didático para facilitar a aprendizagem dela, principalmente tabuada e frações. Foi com o material da Carol que a minha filha conseguiu entender e operar a multiplicação rapidamente”, explica Leilyanne.

Alcance

O alcance do projeto tem sido significativo, já que professores ao redor do País começaram a utilizar as imagens e os vídeos do Caderninho de Matemática e trazê-los às suas realidades. Uma escola do mesmo estado transformou as folhas do Caderninho em cartazes, que foram colados nas paredes da instituição.

Além disso, o projeto chegou também a uma tribo indígena do Amazonas, visto que a professora da rede estadual do Paraná chegou a enviar materiais físicos de seu projeto para eles.

Foto: Lucas Fermin/Seed-PR

Caroline estima que a quase metade de seu público seja de professores, enquanto 25% seria de alunos e outros 25% de pais e público em geral. Aqui no Brasil, o conteúdo tem tido um bom alcance em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza e Manaus. Já no Exterior, os posts chegam também a países como Portugal, Angola e Argentina.

Conexão com a sala de aula

A professora iniciou sua jornada na rede estadual de ensino há 15 anos, como professora no Colégio Emílio de Menezes, em Curitiba. Atualmente, Caroline trabalha na Secretaria da Educação como técnica do programa Formadores em Ação, de formação continuada de professores.

A docente viu no simples caderno quadriculado uma oportunidade de ensinar de forma mais facilitada aos alunos. Caroline acredita que ele é essencial para as aulas de matemática, pois ajuda na organização do cálculo, na melhora da caligrafia e na agilidade para os desenhos de geometria.

“Volta e meia trago esse tema para incentivar o processo da escrita”, afirma.

Por trás de cada folha, existe bastante trabalho e planejamento. Já que existe uma ligação com a sala de aula, quando a professora desenvolve cada conteúdo que irá para o caderninho. Pensando, por exemplo, em qual conteúdo está sendo trabalhado na escola em cada época do ano. As cores e elementos gráficos também têm uma razão para serem incorporados: manter a atenção de estudantes que têm alguma dificuldade de aprendizagem.

Para futuros planos, a professora pretende usar o Caderninho de Matemática como objeto de estudo de seu Programa de Desenvolvimento Educacional oferecido pela Secretaria da Educação do Paraná e, além disso, publicar livros acerca do tema.

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Com informações da Agência Estadual de Notícias. 

Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.