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Projeto com jovens surdos desenvolve vocabulário matemático em Libras

Projeto Libras+Matemática, da Unicamp, busca ajudar jovens surdos no processo de aprendizagem da matemática
Alunos surdos participam de projeto que visa a criação de um vocabulário matemático em Libras.
Foto: Reprodução/MAV Unicamp

Alunos surdos do ensino médio participaram do projeto Libras+Matemática da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com o intuito de criar um vocabulário matemático em Libras para ajudar estudantes com deficiência auditiva no processo de aprendizagem.

O projeto teve a duração de duas semanas (16 a 27 de janeiro), nas quais os alunos puderam resolver diversos problemas matemáticos em Libras. Dessa forma, a iniciativa proporcionou o desenvolvimento e a criação do vocabulário matemático na Língua Brasileira de Sinais.

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Libras+Matemática

Ao todo, 14 estudantes de escolas públicas e privadas de cinco estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Pernambuco e Pará) participaram da oficina. Eles ficaram hospedados durante o período no campus da Unicamp, em Campinas.

Os encontros foram gravados, para que os vídeos ajudem a divulgar os novos sinais para a comunidade. Em entrevista à Agência Brasil, o professor do Instituto Matemática Estatística e Computação Científica (IMECC), Marcelo Firer, explicou que o processo de criação dos sinais começa quando os alunos soletram algumas vezes a palavra para, depois, criarem sinais novos para aqueles problemas matemáticos.

“Eles passaram duas semanas estudando matemática o dia inteiro e todos os dias apareceram sinais novos”, conta o professor.

O programa Libras+Matemática é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp (Proec) e organizado pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) e Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU).

O objetivo da iniciativa é ajudar a enriquecer o vocabulário de termos matemáticos em Libras. Isso vale para termos que não existiam ou que não eram disseminados na Língua Brasileira de Sinais.

O projeto começou a ser pensado em um evento da Sociedade Brasileira de Matemática em Belém do Pará, em julho de 2022. Neste evento durante uma conversa, a professora de matemática de educação básica no Ceará, Aglaiza Sedrim e Marcelo Firez chegaram à conclusão da tamanha necessidade de enriquecer o vocabulário matemático em Libras. A medida é essencial para que as crianças e jovens surdos consigam conversar matemática em sua língua principal.

Foto: Dario Mendes/PROEC/UNICAMP

Matemática em Libras

Com a carência existente hoje, pode-se dizer que professores e alunos surdos enfrentam dificuldades de comunicação em sala de aula. Dessa forma, há um impacto negativo no processo de aprendizagem.

“Muita coisa na matemática é visual ou palpável, mas a língua é extremamente importante na construção do conhecimento. Não se vê professor de matemática apresentando um resultado ou provocando os seus alunos em silêncio. Por mais que seja possível ensinar matemática utilizando recursos visuais, a língua materna é um canal de aproximação entre o aluno e o objeto de estudo”, explica uma das idealizadoras, Aglaiza Sedrim, em entrevista ao site da Unicamp.

A partir daí, a Universidade reconheceu a importância de apoiar a iniciativa. O pró-reitor de Extensão, Fernando Coelho, relata que o projeto busca atender uma demanda grave, mas desconhecida do grande público.

“Dessa forma, a Unicamp faz uma contribuição valiosa para que, com o tempo, tenhamos uma política pública que atenda às demandas das pessoas surdas, ampliando esse esforço também para outras disciplinas além da matemática”, ressalta Fernando.

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Com informações da Agência Brasil e Unicamp.

Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.

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