A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Projeto Poliniza Paraná é finalista em premiação nacional

Lançado em janeiro de 2022, Poliniza Paraná trabalha a reintrodução de abelhas nativas sem ferrão em seus locais de origem
poliniza

O Projeto Poliniza Paraná está entre os três finalistas do 9º Prêmio A3P, do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, do Ministério do Meio Ambiente. O anúncio dos vencedores para o 1º, 2º ou 3º lugar acontecerá em Brasília até o final deste ano. Um enorme reconhecimento!

Além do Poliniza Paraná, outros 15 projetos disputaram as vagas de finalistas em cinco categorias diferentes. Ele concorre na categoria Destaque da Rede A3P. A iniciativa foi lançada em janeiro de 2022, com o foco na conservação da biodiversidade através da polinização das abelhas nativas sem ferrão.

Veja mais boas notícias: Hotel de Abelhas aumenta produtividade enquanto promove biodiversidade

O prêmio A3P

A premiação nacional reconhece iniciativas de órgãos e entidades do setor público que contribuem para a sustentabilidade ambiental das atividades públicas. Além disso, a proposta busca incentivar a implementação de ações inovadoras e a melhoria do ambiente organizacional e do meio ambiente. São cinco categorias de premiação:

  • Gestão de Resíduos;
  • Uso Sustentável dos Recursos Naturais;
  • Inovação na Gestão Pública;
  • Destaque da Rede A3P;
  • Categoria Especial: Combate ao Lixo no Mar.

Poliniza Paraná

Desenvolvido pela Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), o Projeto prevê a reintrodução de abelhas nativas sem ferrão em seus locais de origem. Para isso, é feita a instalação de colmeias em diversas cidades do Estado, já que muitas espécies estão ameaçadas de extinção.

Foto: Alessandro Vieira/Sedest

O Projeto visa ainda alcançar as metas definidas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Isso porque ele oferece benefícios ambientais, além de sociais. 

Ideia de criança

A ideia de proteger e auxiliar na reprodução das abelhas nativas surgiu, no ano de 2019, a partir de uma carta enviada pela turma do 3º ano da Escola Municipal Castro Alves, do município de São João. Na carta, a turma fez um apelo ao Sedest para que cuidasse das abelhas devido a sua função polinizadora. Quanta fofura <3

A importância das abelhas

As abelhas são reconhecidas como as mais importantes para a função polinizadora de plantas em escala global.

O processo de polinização garante a produção de frutos e sementes e também a reprodução de diversas plantas. Por essa razão, se destacam na manutenção e promoção da biodiversidade da Terra.

Foto: Denis Ferreira Netto

Há mais de 20 mil espécies de abelhas espalhadas pelo mundo. Grande parte das abelhas vivem sós: aproximadamente 420 espécies de abelhas sociais nativas sem ferrão têm este comportamento e 300 dessas são encontradas no Brasil.

As espécies indicadas para implantação de colmeias, como as do projeto, são: Guaraipo, Jataí, Mandaçaia, Mirim e Manduri. Estas são as espécies de abelhas nativas sem ferrão encontradas no Paraná.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (increva-se!) e no Facebook.

Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva