A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Queijos brasileiros recebem prêmios em campeonato mundial

Dois queijos da Cooperativa Witmarsum, da cidade de Palmeira-PR, conquistaram cada um Super Ouro e Prata na premiação
Dois queijos da Cooperativa Witmarsum, da cidade de Palmeira-PR, conquistaram cada um Super Ouro e Prata na premiação

Dois queijos paranaenses conquistaram prêmios no 2º Mundial do Queijo do Brasil que aconteceu este mês em São Paulo. Ambos são da Cooperativa Witmarsum, na cidade de Palmeira, que fica na microrregião de Ponta Grossa.

No total, participaram da competição 1.130 queijos. Contudo, apenas 21 levaram o prêmio máximo, o Super Ouro. Ouu seja: receberam a nota máxima dos 150 jurados brasileiros e estrangeiros que participaram do evento. Entre esses 21, um paranaense: o Appenzeller, da Witmarsum. Além disso, outro queijo da associação também foi premiado no Mundial, o Appenzeller. Por sua vez, ele recebeu a classificação prata em sua categoria.

De acordo com o presidente da cooperativa, os prêmios são resultado do trabalho de toda a equipe e indicam que está no caminho certo. “A conquista desses prêmios serve de motivação para mantermos a qualidade em toda a cadeia de produção, de ponta a ponta, desde os produtores que entregam o leite até nossos colaboradores na indústria”, reconhece.

Ao todo, a Cooperativa Witmarsum produz cerca de 400 mil litros de leite por mês. Isso porque são feitas 30 toneladas de queijos todos os meses, divididos em 11 tipos diferentes. Em 2022, a instituição completa 70 anos de atuação.

Veja mais boas notícias: Brasil se destaca em número de inscrições para prêmio global de sustentabilidade

Mundial de Queijos do Brasil

Participaram do mundial produtores brasileiros e também de outros 11 países. Foto: Divulgação

Competição internacional

Não foram somente produtores brasileiros que participaram da competição. Houve participantes do México, Panamá, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Inglaterra e País de Gales. O Mundial teve organização da associação SerTãoBras e chancelamento do Guia Internacional de Queijos da França. 

O concurso aconteceu em duas etapas. Na primeira, foram dadas as medalhas super ouro, ouro, prata e bronze. Na segunda etapa, os jurados avaliaram os queijos “super ouro” para escolher o melhor queijo da premiação.

Reportagem de Isabela Stanga, sob orientação de Ana Flavia Silva.