A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Recicla Sapucaí entra para o livro dos recordes

Recicla Sapucaí entrou para o Guinness Book ao coletar 10 toneladas de latinhas durante o Carnaval do Rio de Janeiro deste ano.
Recicla Sapucaí entra para o livro dos recordes.
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Projeto Recicla Sapucaí, que promoveu o descarte correto de lixo durante o carnaval deste ano no sambódromo do Rio de Janeiro, foi reconhecido pelo Guinness Book como a maior ação de reciclagem de latas de alumínio do mundo.

O maior evento lixo zero do mundo a ser reconhecido pelo livro dos recordes, contou com 15 máquinas de corte e fragmentação de metais, plásticos e vidros dispostas pela passarela do samba no Rio de Janeiro, para que o público depositasse os resíduos enquanto curtiam o carnaval.

O anúncio oficial foi feito durante o Desfile das Campeãs, na Marquês de Sapucaí, pela adjudicadora oficial do Guinness Book, Camila Borenstain. O título também foi entregue ao Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro (Sesc RJ), que encabeçou a iniciativa.

Recicla Sapucaí

O Projeto Recicla Sapucaí é uma ação que reúne catadores de material reciclável, por meio de uma parceria entre a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) e o Sistema Fecomércio do estado (Sesc RJ e Senac RJ).

Foto: Reprodução/Instagram @sescrio

Além disso também teve a parceria da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) e da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio do programa internacional Cada Lata Conta.

O presidente da Liesa, Jorge Aymone Feres Perlingeiro, destaca que a visibilidade que a iniciativa gera: “A parceria vai trazer uma amplitude maior ao trabalho, porque nós não fazemos só carnaval, nós temos projetos junto às nossas 12 comunidades. O Sesc e o Senac têm muito a contribuir com ações sociais e cursos profissionalizantes durante todo o ano”, disse Perlingeiro ao Agência Brasil.

Toneladas de latinhas

Durante a ação, foram coletadas cerca de 10 toneladas de latinhas. O título até então, pertencia à cidade de Praga, com 100 kg de materiais coletados em uma semana.

Todo o material recolhido será revertido em renda para os próprios catadores. Segundo o Sesc RJ, a renda será revertida aos 108 catadores contratados para a ação, com uma renda média de R$ 700 para cada um.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

Com informações da Agência Brasil. 

Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.