A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Revolução tecnológica: entenda como a inteligência artificial (IA) pode contribuir

A Inteligência Artificial (IA) é considerada por especialistas um marco histórico. Saiba como elas podem ser úteis e como funcionam
IA Inteligência Artificial
Inteligência Artificial IA
Essa imagem não é de pessoas reais. Ela foi gerada pela Inteligência Artificial (IA) Midjourneir

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que permite aos computadores aprenderem e tomarem decisões. Ela é aplicada em diversas áreas, como medicina e transporte. Embora traga benefícios, questões éticas e preocupações com privacidade e automação de empregos são debatidas. O futuro da IA ​​é promissor, com avanços contínuos moldando a sociedade e a tecnologia.

Acredite: o primeiro parágrafo deste texto foi escrito por uma IA. Por isso a consideração com mudanças no mercado de trabalho são tão relevantes quando se trata do assunto. Tanto que o pedido para a redação do texto foi apenas para que a IA “se apresentasse” com base em uma redação jornalística. Apesar disso, a própria inteligência artificial fez os alertas sobre o assunto.

Benefícios da Inteligência Artificial

Mas há pontos positivos, como na área da saúde. No caso de Keith Thomas, um homem dos Estados Unidos, que ficou tetraplégico após mergulhar em uma piscina rasa e quebrar o pescoço, a inteligência artificial ajudou na recuperação dos movimentos.

Keith fez uma cirurgia de 15 horas, quando foram implantados microchips que ligam o cérebro à espinha dorsal. A tecnologia desenvolvida pela Feinstein Institutes é capaz de interpretar os pensamentos dele e transformar em movimentos instantaneamente.

Uma IA indicou o Diretor Centro de Inteligência Artificial da Universidade de São Paulo (USP), Fabio Cozman como especialista no assunto. Ele cita exemplos de como a tecnologia pode ajudar na prática.

“A medicina depende de muitos dados e a capacidade humana de processar é limitada. Por exemplo, o uso de ferramentas de inteligência artificial para usar na área de raio-x, e os sistemas automáticos já estão tendo desempenho de encontrar informações melhor que os seres humanos”, aponta.

Além disso, Cozman destaca a praticidade que as IA podem trazer dentro da área. “Tem uma série de atividades que a gente faz no nosso dia a dia que muitas vezes envolve planejamento ou tomar decisões em sequência. Por exemplo, isso pode ser muito útil para ajudar os médicos a planejarem um procedimento cirúrgico”, completa Fabio.

Quanto ao trânsito, o diretor fala sobre os “CAPTCHA”, que são algumas medidas de segurança que empresas usam para distinguir pessoas e computadores. Veja um exemplo a seguir:

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

“Essas imagens chegam a ser usadas para treinar sistemas. Você identifica quais são as imagens e as empresas usam para melhorar os sistemas dela. Isso é muito importante para veículos autônomos (que dirigem sozinhos)”, conta.

Veja também: Alunos fazem vaquinha e pagam cirurgia cardíaca da esposa do professor

Desvantagens

Apesar de as inteligências artificiais apresentarem muitos benefícios, Fabio Cozman alerta para os riscos que algumas ferramentas trazem. Segundo o especialista, elas podem aumentar a produtividade no mercado de trabalho, porém, substituindo a mão de obra humana pelo computador.

Como funciona a Inteligência Artificial

As inteligências artificiais funcionam a partir da capacidade de uma máquina aprender através da “tentativa e erro”. Assim, o computador identifica e reconhece padrões do que é certo ou errado com base nas pesquisas que ele mesmo fez.

Foi também uma IA quem indicou a Professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Ana Carolina Lorena como especialista na área. Ela apresenta um exemplo prático.

“Por exemplo, apresentando várias imagens de gatos e em contraste com imagens de outros animais, o algoritmo aprende que há padrões que permitem distinguir os gatos dos outros animais. Este procedimento de reconhecimento de padrões nos permite solucionar diversos problemas que seriam complexos de resolver por uma programação mais tradicional, como identificar lesões em imagens médicas”, explica a professora.

Diferentes Inteligências Artificiais

Uma das tecnologias utilizadas como apoio nesta reportagem foi o Chat GPT-3.5, atualizado pela última vez em setembro de 2021, pela OpenAI, dona da tecnologia. Porém, em março de 2023 a empresa atualizou a inteligência artificial para a versão 4.0. Assim, após apenas 6 meses sendo aprimorado, o Chat GPT tem uma precisão 82% maior do que na versão anterior.

“Ele pode gerar, editar e iterar com os usuários em tarefas de redação criativa e técnica, como compor músicas, escrever roteiros ou aprender o estilo de escrita de um usuário”, diz a empresa sobre o Chat GPT-4.

Além disso, diferente da anterior, a versão atual tem capacidade de interpretar e produzir imagens para o usuário. Porém, para gerar as imagens desta reportagem, foi usada uma IA especializada somente nessa área, o Midjourneir.

Segundo Fabio Cozman, apesar do Chat GPT ser um marco e a inteligência artificial mais versátil que existe, não é a mais eficiente em todas as áreas. “O Chat GPT é uma inteligência artificial de caráter geral, ela responde a qualquer coisa. É a melhor ferramenta que a gente tem pra esse objetivo. Mas existem outras para atividades mais focadas. Para jogar xadrez, por exemplo, é melhor uma IA desenvolvida para isso”, completa.

Além das telas

Ana Carolina Lorena aponta que as inteligências artificiais estão no dia a dia há anos. Ela cita exemplos as que estão em meios digitais e as presentes em espaços físicos do cotidiano.

“Todas as lojas de varejo online nos recomendam produtos de acordo com nosso perfil de compras, o que normalmente é feito por IA. Há sistemas de biometria baseados em reconhecimento de padrões faciais em vários locais, até mesmo em portarias de condomínios. IA está presente nos sistemas de busca na internet, no sistema de traçar melhor rotas baseado no trânsito atual, nos assistentes de voz em celulares e etc”, diz a professora.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva

Mais sobre → · ·