A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Rins de porco modificados podem ajudar milhares de pessoas na fila de transplante renal

Pela primeira vez, rins de porco modificados ser utilizados em humanos e transplantados em pacientes com doença renal crônica.
Rins de porco ajudam pacientes com doenças renais. Foto: Universidade do Alabama / divulgação.

Pesquisadores descobriram que rins de porco geneticamente modificados podem ajudar na vida de milhares de pessoas que estão na fila de transplante renal em todo o mundo. Um estudo pré-clínico, realizado pela Universidade do Alabama, em Birmingham, nos Estados Unidos, mostrou que rins do animal podem realizar “função renal sustentadora da vida”. A novidade pode servir como uma terapia em potencial para curar doenças renais em estágio terminal.

Leia também: Computadores recuperados são doados a alunas para se desenvolverem em tecnologia

“Os rins funcionaram muito bem ao longo deste estudo de sete dias”, disse o cirurgião de transplante da Universidade do Alabama, Jayme Locke, cientista e principal autor do artigo. “Conseguimos reunir informações científicas e de segurança adicionais essenciais para nossos esforços, para obter a autorização da FDA para um ensaio clínico de Fase I em seres humanos. Vamos adicionar uma solução nova para enfrentar a crise de escassez de órgãos, evitando mortes a cada ano”, reforçou o especialista.

Segundo o estudo, o rim de porco geneticamente modificado torna possível o transplante desses órgãos para humanos. A expectativa de vida natural de um porco é de 30 anos. Os rins são facilmente reproduzidos, os porcos possuem órgãos de tamanho semelhante aos dos humanos.

Apoie o jornalismo de solução!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook

Mais sobre → · ·