A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Tucano ganha prótese de bico desenvolvida em impressora 3D

O tucano foi resgatado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) sem um pedaço do bico.
O animal foi resgatado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) sem um pedaço do bico. Assim, os pesquisadores desenvolveram uma prótese específica para ele.

O bico do tucano, além de ser uma das partes mais bonitas de sua anatomia, é extremamente importante para sua alimentação. Dessa forma, as aves sem um pedaço do bico podem ficar desnutridas e até mesmo morrerem de fome.

Quando um tucano sem um pedaço do bico apareceu no Instituto de Meio Ambiente do mato Grosso do Sul (Imasul), o pessoal do Instituto logo se mobilizou para ajudá-lo. Recentemente, no entanto, os pesquisadores realizaram um procedimento inédito: desenvolveram uma prótese de bico em uma impressora 3D para a ave.

O bico do tucano é essencial para sua alimentação. Foto: Imasul/Divulgação

Um procedimento parecido já aconteceu em São Paulo, porém na ocasião a prótese não era tão grande quanto a elaborada agora no Mato Grosso do Sul.

O modelo foi feito de acordo com uma tomografia que mediu as medidas do tucano. Agora, a expectativa é que ele possa se alimentar sozinho de maneira bem mais fácil.

Veja mais boas notícias: Cachorro ajuda sua pequena tutora todos os dias com a mochila da escola

Agora, com a prótese, os pesquisadores esperam que a qualidade de vida do animal aumente. Foto: Imasul/Divulgação

A espera pelo bico

Conforme o médico veterinário Lucas Cazzati, do Imasul, os veterinários não conseguiram identificar o que aconteceu com o tucano. “Ele chegou jovem e com o bico amassado na parte superior. Não identificamos se houve uma má formação, se caiu do ninho ou sofreu um acidente.”

Os veterinários esperaram o animal chegar à idade adulta para imprimir sua prótese. Foto: Imasul/Divulgação

“Como tinha muita dificuldade em se alimentar, esperamos ele chegar na fase adulta para então conseguir imprimir um bico compatível com o peso e tamanho dele”, completa.

Reportagem de Isabela Stanga, sob orientação de Ana Flavia Silva.

Mais sobre → · · ·