A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Brasil inaugura primeiro mercado autônomo da América Latina

No mercado autônomo, tudo é tecnológico e simples: você entra, pega suas compras e sai. O pagamento é feito automaticamente pelo app
mercado autônomo

Imagine um mercado onde você não precisa enfrentar filas, passar as compras pelo caixa ou abrir a bolsa para pegar o cartão e pagar. Isso existe? Sim! E o primeiro mercado deste tipo na América Latina, chamado de “mercado autônomo”, fica no Brasil! Ele foi inaugurado nesta semana, em Curitiba (PR). Nele, tudo é tecnológico e simples: você entra, pega suas compras e sai. O pagamento é feito automaticamente pelo app.

Veja mais boas notícias: Como ganhar dinheiro na internet: plataforma on line devolve parte do valor da compra

Mercado autônomo: como funciona

Para fazer compras na loja, o consumidor precisa baixar um aplicativo e se cadastrar. Assim, ele pode entrar no estabelecimento após escanear um QR Code. Aí é só fazer as compras, colocar tudo na sacola e sair, sem precisar passar por um caixa. Isso porque o pagamento é feito de forma totalmente digital. O sistema pode demorar até 15 minutos para enviar o cupom fiscal ao consumidor, após a saída da loja.

Tecnologia de ponta

A tecnologia, desenvolvida pela empresa portuguesa Sensei, usa fusão de sensores, deep learning (aprendizado profundo de máquinas) e visão computacional. Ao todo, são 500 câmeras instaladas para detectar e rastrear quando os produtos são removidos ou recolocados nas prateleiras com os sensores.

O aplicativo registra tudo o que está sendo levado e joga o valor final para a conta cadastrada. Os produtos têm etiquetas eletrônicas. Além disso, toda a atualização de preços é feita por comunicação via wi-fi e atualizada on-line com os sistemas da loja. Legal, né?

E se a bateria do celular acabar durante as compras?

Não tem problema. Isso porque, depois que o cliente está dentro da loja, o sistema direciona os produtos adquiridos para o cadastro no app, mesmo que ele não esteja aberto.Dessa forma, quando o cliente acessar o aparelho novamente, a lista estará lá e será debitada do cartão cadastrado. O celular serve apenas para dar acesso à loja.

Compras em grupo

Várias pessoas podem entrar juntas no mercado usando apenas um celular. O sistema de visão computacional identifica a presença do grupo e registra os produtos retirados da prateleira por todos. Assim, ele direciona a conta para o cartão cadastrado no aplicativo do celular habilitado.

Contato em caso de dúvidas: Se houver problemas durante o processo de compras, o consumidor deve acionar o concierge, na entrada da loja, ou ligar para a Central de Atendimento ao Cliente no 0800 727 9595.

Publicidade
Publicidade