A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Desmatamento na Mata Atlântica diminui 59% em oito meses

O desmatamento na Mata Atlântica registrou uma queda de 59% de janeiro a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022
desmatamento
desmatamento
(Foto: Divulgação/Agência Brasil)

O desmatamento na Mata Atlântica registrou uma queda de 59% de janeiro a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados foram divulgados pelo Sistema de Alertas de Desmatamento, uma parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica, a Arcplan e o MapBiomas.

De acordo com o boletim da MapBiomas Alerta, a área desmatada nesses oito meses foi de 9.216 hectares, uma redução significativa em relação aos 22.240 hectares registrados no ano anterior. A tendência de diminuição já foi observada no início do ano, quando o boletim divulgado em julho, apontava uma redução de 42% até maio.

A mudança de cenário pode ser devido a fatores como o aumento da fiscalização e de embargos e o fato de produtores ficarem sem acesso a crédito por terem desmatado.

Veja também: Quênia cria feriado para incentivar plantio de 100 milhões de árvores

Os dados compilados incluem os limites do bioma estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), excluindo desmatamentos ocorridos nos fragmentos de Mata Atlântica localizados nos territórios de Cerrado e Caatinga. Os chamados encraves nesses dois biomas correspondem a cerca de 5% do total de Mata Atlântica no país. No entanto, os dados mostram que ainda há desafios. Ao contrário da queda no desmatamento dentro dos limites estipulados pelo IBGE, os encraves florestais são regiões que apresentaram alta.

O diretor-executivo da Fundação SOS Mata Atlântica, Luís Fernando Guedes Pinto expressou preocupação com essa região de transição. Ele ressalta que, embora a mudança de tendência seja positiva, o objetivo é alcançar zero desmatamento na Mata Atlântica.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.

*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva.