A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Estudantes de baixa renda terão poupança como incentivo para concluir estudos

O governo federal anunciou uma iniciativa para combater a evasão escolar no ensino médio e incentivar conclusão dos estudos dos alunos com uma poupança
poupança
poupança
(Foto: Divulgação/Agência Brasil)

O governo federal anunciou uma iniciativa para combater a evasão escolar no ensino médio e incentivar a permanência e conclusão dos estudos pelos jovens de baixa renda. A Medida Provisória (MP) nº 1.198 entrou em vigor após ser publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (28), e envolve a criação de um fundo especial, com a União destinando até R$ 20 bilhões para execução. Porém, a validade depende da aprovação pelo Congresso Nacional nos próximos 120 dias.

De acordo com dados divulgados, a evasão no ensino médio atinge 16% dos estudantes, sendo o primeiro ano o com maior índice, registrando números significativos de abandono e reprovação.

Os ministérios da Educação e da Fazenda serão responsáveis por definir valores, formas de pagamento, critérios operacionais e o uso da poupança destinados ao aumento da permanência e à conclusão escolar. Assim, os valores serão depositados em conta poupança da Caixa Econômica Federal.

Os jovens que podem receber o benefício são os de baixa renda matriculados no ensino médio nas redes públicas e pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com prioridade àquelas que tenham renda per capita mensal igual ou inferior a R$ 218.

Veja também: Adolescentes criam dispositivo para controlar barulho em sala de aula

A poupança não será considerada no cálculo da renda familiar para a concessão ou recebimento de outros benefícios. Para ter acesso ao programa, os alunos precisam manter uma frequência mínima, garantir a aprovação ao fim do ano letivo e realizar a matrícula no ano seguinte. Além disso, também é obrigatória a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No caso de descumprimento das condições ou desligamento do programa, os valores depositados em conta retornam ao fundo. Assim, há a responsabilidade dos estudantes beneficiados com a própria educação e frequência nas aulas. 

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.

*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva.