A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Mirante em Nápoles descreve a paisagem em Braile

O corrimão do mirante no Castelo de Sant'Elmo, em Nápoles, é todo marcado em Braile para que pessoas cegas possam "ler" a paisagem
Castelo de Sant’Elmo, em Nápoles, tem descrição da paisagem em Braile. Fotos: divulgação

Um castelo no sul da Itália oferece a pessoas com deficiência visual a possibilidade de “ler” a paisagem. O corrimão do mirante no Castelo de Sant’Elmo, em Nápoles, é todo marcado em Braile. O projeto, chamado ‘Follow the Shape’, é do artista italiano Paolo Puddu.

O corrimão fica na Praça das Armas do Castelo, com vista para o Golfo de Nápoles. A descrição é poética: o texto inclui frases do livro de 1919 “A Terra e o Homem”, do escritor napolitano Giuseppe De Lorenzo.

 O trabalho ganhou a 5°edição do concurso “Uma obra para o castelo”, cujo tema era “Apenas um olhar — relações e encontros”. A curadoria foi de Angela Tecce e Claudia Borrelli, diretoras dos museus da Campânia e do Castelo de Sant’Elmo, respectivamente. A instalação existe desde janeiro de 2017, mas volta aos holofotes de tempos em tempos.

Veja também: Após tratamento inovador, noiva realiza sonho de entrar andando no casamento

Castelo de Sant’Elmo

O Castelo de Sant’Elmo remonta a 1200. Ele fica na colina Vomero com vista 360º para Nápoles. O projeto medieval é hoje um museu e também abriga os escritórios de administração do Complexo Museológico da Campânia e do Museu do Século XIX em Nápoles. 

A fortaleza é uma das mais extensas e maiores da cidade e recebe todos os anos um grande número de visitantes. Mas quem não tem como se deslocar até lá pode conferir a visita online, em 3D, no site https://www.opencampania.it/it/landing/I-Virtual-Tour-di-Castel-SantElmo/.

Apoie o jornalismo de solução

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.