A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Projeto de lei que suspende o desmatamento no Cerrado por 10 anos ganha força no Senado

A proposta tramita desde 2019 e chegou a receber parecer contrário. O texto voltou a ser colocado em pauta na semana passada, com emendas
Cerrado
Foto: Ilustração/Pixabay

Um projeto de lei que suspende por dez anos as autorizações de desmatamento no Cerrado para uso alternativo do solo ganhou força no Senado. A proposta, que tramita desde 2019, já recebeu parecer contrário. Porém, o texto voltou a ser colocado em pauta na semana passada, depois de receber emendas.

As exceções seriam empreendimentos considerados de utilidade pública, com baixo impacto ambiental ou localizados em pequenas propriedades ou em áreas rurais familiares.

Cerrado brasileiro

Segundo o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), os alertas de desmatamento no Cerrado cresceram em 21% no 1º semestre de 2023. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o Cerrado ocupa cerca de 25% do Brasil. Ele está presente em estados como Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, Maranhão, Piauí e São Paulo.

Veja também: Desmatamento na Amazônia diminui 61% em janeiro e chega a 167 km²

O projeto é do senador Jorge Kajuru (PSB-GO). Segundo o parlamentar, o Cerrado abriga quase um terço da biodiversidade brasileira, mas está ameaçado. “Quase metade da cobertura vegetal original não existe mais. Esse ritmo de destruição torna o Cerrado um dos biomas mais ameaçados do planeta”, destaca.

No momento, o projeto está sendo analisado na Comissão de Meio Ambiente. Se for aprovado, o texto segue para a Câmara dos Deputados.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva