A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Tatuadora tem nome registrado em avião de companhia europeia em homenagem a projeto social

Acostumada a marcar a pele das clientes com traços de beleza, a tatuadora curitibana Flavia Carvalho viu o próprio nome marcado na cabine de um avião europeu. O projeto dela, “A Pele da Flor” recebeu uma homenagem da companhia aérea espanhola Vueling Airlines. A empresa escolheu projetos sociais de diferentes países para batizar 13 aeronaves […]
homenagem

Acostumada a marcar a pele das clientes com traços de beleza, a tatuadora curitibana Flavia Carvalho viu o próprio nome marcado na cabine de um avião europeu. O projeto dela, “A Pele da Flor” recebeu uma homenagem da companhia aérea espanhola Vueling Airlines. A empresa escolheu projetos sociais de diferentes países para batizar 13 aeronaves Airbus A321.

A Pele da Flor

Flavia tatua gratuitamente mulheres vítimas de violência ou que passaram por algum procedimento cirúrgico agressivo, como a retirada das mamas. A ideia surgiu há seis anos, quando uma cliente pediu para cobrir uma cicatriz no abdômen. A mulher tinha sido ferida por um canivete, ao negar o beijo de um cara em uma casa noturna. Elas fizeram a cobertura daquela marca tão cheia de dor para a vítima. Ao perceber que a tatuagem tinha um significado muito maior – de cobrir, de fato, uma triste história, ela resolveu colocar o trabalho à disposição de outras mulheres que precisassem desse tipo de ajuda.

Reconhecimento e homenagem

Um representante da Vueling Airlines entrou em contato com Flavia entre 2015 e 2016. A empresa tinha lançado a campanha “Stories that deserve a plane” (Histórias que merecem um avião). A seleção havia sido feita entre diversos projetos inscritos, do mundo todo. Porém, Flavia não tinha feito inscrição. “Até hoje eu não sei quem me inscreveu”, conta. Por outro lado, ela tinha concedido uma entrevista ao jornal El País na mesma época. Dessa forma, acredita que algum leitor tenha indicado o projeto para receber a homenagem. Depois dos trâmites burocráticos – que incluíram uma carta escrita de próprio punho enviada à sede da empresa em Barcelona – ela não acompanhou mais o andamento da campanha.

Veja mais boas notícias: The World Piece: tatuagem coletiva conecta desconhecidos de todo o mundo

A surpresa veio com o contato de um fotógrafo de Portugal. “Ano passado um fotógrafo de Lisboa que fotografa aviões por hobby viu o Airbus com a impressão ‘Flavia Carvalho’. Ele lembrou da reportagem, me procurou e entrou em contato comigo pelo Facebook”, lembra. Assim, ela fez uma busca e encontrou vários registros na internet da aeronave com o nome impresso.

A campanha

Entre os projetos homenageados está o de um casal, dono de uma lavanderia, que ofereceu a lavação gratuita de roupas para pessoas que procuram emprego. Há ainda a iniciativa de um fotógrafo que usa um tutu rosa em suas produções e arrecada recursos para tratamentos contra o câncer. A empresa chegou a lançar vídeos no YouTube contando algumas das histórias selecionadas. No entanto, para Flavia, mais do que um reconhecimento, a campanha dá voz para quem luta por um mundo melhor. “É um trabalhinho de forminguinha. Essa homenagem demonstra isso: uma coisa pequena que aos pouquinhos se torna algo grandioso.”

Mais de 200 mulheres já foram tatuadas pela profissional. Na página dela no Facebook é possível conferir algumas dos trabalhos dela.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (increva-se!) e no Facebook.