Digite para buscar

Colunas Para inspirar

Deus, eu e as borboletas

Uma vez uma menina me perguntou como é que é essa história de “Deus falou comigo”. “Como assim, Deus falou com você? Como é que Deus fala, afinal?” Achei justa a indagação. Procurei respostas no Google, mas sabia que elas estavam no meu coração.

Deus pode falar de milhares de formas. Deus é Deus. É criativo, é amor, é poder. Se ele quiser, pode fazer um passarinho parar na sua janela e começar a falar em boa e fluente língua portuguesa. Mas convenhamos, Ele não precisa disso. E Ele fala de tantas outras formas que só depende de nós mesmos estarmos sensíveis ao seu dizer.

Uma das mais comuns e tradicionais formas de saber o que Deus diz é ler a bíblia, claro. O livro sagrado, inspirado pelo próprio divino, pode nos dar muitas respostas. Mas vá lá: não é um amuleto que você abre em uma página aleatória para ver que mensagem surpresa aparece. Precisa de dedicação, tempo de leitura, raciocínio – até mesmo para entender e interpretar os diferentes contextos, locais e momentos de cada passagem.

Deus fala por meio da natureza, “os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos” Sl 19:01. Deus pode falar por meio de outras pessoas, por sonhos (ora, Maria não soube de sua gravidez quando um anjo lhe anunciou em sonho?). Deus, meu bem, pode falar do jeito que Ele bem quiser. Ele é Deus.

E quando Ele fala não restam dúvidas. Você tem absoluta certeza que foi Ele quem falou.

Costumo dizer que tenho códigos com Deus. Um deles é meu versículo preferido, Romanos 8:28. É surreal. Tô eu numa pendenga qualquer e me aparece Rm 8:28 em qualquer lugar, até em pichação na rua. E um dia Deus resolveu usar as borboletas para falar ❤

Leia também: “O bem vai e volta”: menino risca carro ao cair de bicicleta, mas deixa bilhete de desculpas

Deus e as borboletas

Eu precisava tomar uma importante decisão: deixar tudo e ir em busca de um sonho em outra cidade, a 500km de casa. Tinha acabado de começar um relacionamento, estava firme em vários projetos de vida e de repente precisava mudar tudo – até de cidade. Vinha pensando sobre isso, em silêncio, pedindo uma direção, um sinal. E eis que, no meio de um cruzamento movimentado de uma singular Curitiba quente no verão de 2015, uma borboleta apareceu. Me deu uma volta. Seria esse o sinal, afinal? Mais uma. Mas o que uma borboleta faz no meio desses carros todos? Mais uma voltinha. Ok, Deus, vou achar que ela está dizendo alguma coisa, está bem?

Ela dizia. Dizia que Ele estaria comigo, ao meu redor, igual a própria borboleta fazia ao passear por mim. Eu entendi.

E fui.

Lágrimas. Medo. De vez em quando desespero. Vontade de sair correndo, de desistir, de voltar pra casa. E todas as vezes uma borboleta aparecia.

“Eu estou aqui”.

Um dia uma borboleta pousou na minha mão e ficou por uns dez minutos paradinha ali. Me acompanhou por dentro de um prédio onde eu tinha uma entrevista para fazer. Precisei tirá-la da mão para poder entrar no carro e seguir meu caminho.

“Eu estou aqui”.

Meu período longe de casa acabou. Meu contrato de trabalho era temporário, foi prorrogado, até que finalmente chegou ao fim. Mais medo. Mais lágrimas e desespero. E agora? Nunca fiquei assim, sem trabalhar. Eles não vão me efetivar, afinal? Eu achava que ia dar tudo certo e agora acabou, assim?

No último dia de trabalho, um jantar de despedida, os colegas me entregam um presente: um conjunto de colar e brincos. O pingente e os brincos são: borboletas.

“Eu estou aqui”.

Na hora que abri a caixa, logo comecei a chorar. A amiga que comprou o presente explicou a escolha do símbolo: a borboleta passa por um doloroso processo para se transformar de lagarta à beleza com asas. É preciso doer, às vezes, mas depois a gente fica colorido e forte. Se não romper o casulo não ganha a destreza necessária para sobreviver. Pra mim, tudo isso faz muito sentido. Mas o maior significado daquele presente gritou no meu coração: “Eu estou aqui”.

Ele sempre está.

Ele vive e reina. Basta a gente deixar.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Eu (Ana, criadora do TJE) acredito que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (increva-se!) e no Facebook.

Veja também: Brincadeira entre cachorrinho e borboleta encanta tutores

Você pode gostar de…
O não você já tem

O que tem escondido atrás dos nossos medos? Vamos enfrentar? Enfim, no ar! Para este blog Leia mais

Seja você – mas saiba quem você é antes disso

Coração tranquilo <3 Menina, você precisa saber quem você é. Não, não é fácil, obviamente. Conhecer Leia mais

Pés quentes, cabeça fria

Conheci há alguma tempo uma ONG que faz um trabalho diferente de tudo o que eu já vi por aí: Leia mais

A história de um nascimento

Segunda-feira “pós páscoa”.  Os restos de chocolate ainda compõem o cenário da casa cheia de caixas empilhadas aguardando a mudança. Leia mais

Rede social exclusiva para ajudar a encontrar pets perdidos – ou o dia em que eu perdi a Lúcia

Só quem já passou pela experiência de perder o seu pet sabe o sentimento (terrível) que é. Desespero, culpa, esperança, Leia mais

Personal organizer dá dicas para organizar do armário à rotina

Sabia que existem profissionais da organização? Gravamos com uma, para entender um pouco dos conceitos da profissão e aprender a Leia mais

Compartilhe boas notícias!
Tags:
Ana Flavia Silva

Jornalista, catarinense radicada em Curitiba, especialista em comunicação audiovisual e apaixonada por gente e bicho. Eu acredito que juntos somos melhores e criei o Tudo Já Existe para conectar pessoas, ideias, projetos, ingredientes... Para mostrar que tudo o que a gente precisa para mudar o mundo já existe: a gente só precisa conectar. Vem comigo?

  • 1

13 Comentários

  1. Rayanne Pêgo 26/11/2019

    Chorei em cada linha. Obrigada pela sua história. Me identifico. Deus é bom o tempo todo e usa de toda sua criação para falar conosco. Que ELE te abençoe, para que você nunca o abandone ♥ Bjs

    Responder
  2. Maria Alice 06/07/2020

    Me identifiquei muito, pois acredito ter essa ligação com as borboletas e Deus, obrigada por compartilhar conosco!

    Responder
  3. Fabiana 12/07/2020

    Hoje eu estava lavando as louças na casa da minha mãe e pensando: Meu Deus, não nos abandona, não deixa que nenhum de nós morra ( estamos positivo para covid). Então, uma borboleta entrou na cozinha, passou mim, voou um pouco pela cozinha, pairou no ar ao meu lado, sobrevôo meu sobrinho ( encantado com ela), e foi embora… Naquele momento, eu me acalmei, sei que foi Deus me dizendo que esta conosco…

    Responder
  4. LITHZA DE AMORIM 01/09/2020

    OLÁ ! A FAZ UNS DIAS QUE VENHO LENDO ESTE ARTIGO NO MEU TRABALHO ,E MARAVILHOSO COMO DEUS CONFIRMA AS COISAS COM A GENTE , OBRIGADA POR DEIXAR SER USADA POR DEUS PARA TOCAR VIDAS E HISTORIAS ! UM BEIJO GRANDE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE.

    Responder
    1. Ana Flavia Silva 21/09/2020

      <3 Fico muito feliz com seu retorno, Lithza! Que Ele continue nos guiando e abençoando!

      Responder
  5. Olá, acabei de tomar tbm uma decisão de mudar novamente de cidade 300 km longe da familia, e estava insegura sobre essa decisão, fiz a poucos a transferência do primeiro pagamento do aluguel, e hoje pela manhã pedi a Deus para me enviar um sinal. Eis que a minutos uma borboleta da mesma cor da sua foto no post posou na janela que estou trabalhando. Agora fico com o coração mais leve pois sei que é um sinal de Deus para mim. Obrigada por compartilhar, cheguei até aqui pporque estava procurando sinal de Deus com as borboletas.

    Responder
    1. Ana Flavia Silva 27/11/2020

      Fico sempre muito feliz quando recebo comentários como este. Muito obrigada, Priscila e que Ele acompanhe você nessa jornada!

      Responder
  6. Maria de Fátima 23/01/2021

    Obrigada 😃 eu estou passando por. Momento a qual não estou entendendo e derrepente a mínha imagem de nossa senhora caiu tinha acabado de fazer uma oração, pois estou com o coração descompensado, sentindo dores, mas tomei um diclofenaco e deu uma melhorada mas e estou no efeito do remédio medo tomou conta de mim agora demanha, pensei chamar meu filho pra me levar ao pronto socorro não estáva conseguindo respirar, mas após o diclofenaco está melhor, aí voltando a imagem fui peguei mas não perseb nada passou-se um tempinho, fui abrir a porta onde a imagem estava a borboleta grande bem parecido com manto de nossa senhora vôo fraquinho e com asas meio desgastada, chamei marido que acabou de chegar do trabalho noturno e mostrei mas uma vezes, Eu sei Deus não vai me desampara Neste momento, Ele está comigo, poisé a segunda vez que passo por um problema, e como se a mesma borboleta tivesse aparecido dinovo.
    Obrigada pelas suas palavras eu tenho certeza, que Deus fala sim com nós atrás da natureza, pois tem muitos humanos que são incapazes de ajuda o o próximo , e Deus está no controle obrigada mesmo,😘

    Responder
    1. Ana Flavia Silva 23/01/2021

      Que lindo seu relato, Maria de Fátima! Ele continua sendo bom e cuidando de cada detalhe das nossas vidas! Desejo melhoras e que você se sinta sempre amparada por Deus!

      Responder
  7. Larissa 03/10/2022

    Que mensagem linda! Estou passando por um momento difícil e, após rezar o terço com muita fé, pedindo por algo que é muito importante para mim, olhei pela janela e vi incontáveis borboletas voando para cima, todas amarelas. Eu nem sabia que borboletas voavam tão alto. Não tenho dúvidas que foi Deus dizendo que está me ouvindo. Meu coração encheu de gratidão. Sei que meus pedidos se realizarão. Tenham fé. Deus nos ouve e nos ama.

    Responder
    1. Ana Flavia Silva 06/10/2022

      <3 Fique bem! Fico muito feliz em ser usada por Deus para tocar sua vida! Siga confiando e acreditando.

      Responder
  8. Iana Soares chagas 20/03/2023

    Que linda sua história! Vejo que vc realmente passou e me indentifico muito com sua história.eu como você também me mudei de cidade,e pedi pra Deus me levar se fosse a vontade dele.deu certo por um tempo, depois pedi sinal pra ele me mostrar se era pra eu voltar, realmente ele falou comigo eu pedi um sinal ele me mostrou,hoje aprendi que tudo foi preciso pra eu dar mais valor em tudo que eu deixei pra trás, aprendi que mudanças fazem parte de um processo que como a borboleta nois também passamos por etapas que nos mantém sempre livres.

    Responder
  9. Carla costa 17/05/2023

    Ana
    Sua história é linda ❤️
    Realmente Deus fala e usa o que quer

    Responder

Deixe um Comentário

Seu endereço do email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *